
Tondela quer ter dois espaços para os helicópteros aterrarem e um local para a formação de bombeiros
A presidente da Câmara de Tondela, Carla Antunes Borges, anunciou neste sábado, dia 16 de setembro, que o município está a estudar a construção no concelho de dois espaços para os helicópteros poderem aterrar em caso de emergência, um na cidade e o outro no Caramulo.
A revelação foi feita na sessão solene das cerimónias comemorativas dos 100 anos da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Tondela.
“Estamos a trabalhar, com a ajuda de um consultor, na criação de dois locais para a aterragem de helicópteros. Se dúvidas houvessem de termos uma área dedicada a este efeito, infelizmente esta semana elas estariam dissipadas com o grave acidente que aconteceu no IP3”, disse a autarca.
“Esta é uma prenda surpresa, que queríamos concretizar até ao final do ano, a criação destas duas unidades, dois locais para a aterragem de helicópteros devidamente sinalizados. Estamos a falar de unidades simples, dois locais onde os helicópteros possam parar e que não possam ser preenchidos por mais nada”, explicou.
Na sessão comemorativa do centenário dos Bombeiros de Tondela, que foi presidida pelo ministro da Administração Interna, Carla Antunes Borges pediu ainda ao governante ajuda para a criação no concelho de uma unidade de formação para as duas corporações de bombeiros existentes na área do município.
“Melhorar as condições de trabalho dos bombeiros e das associações humanitárias e a formação do corpo ativo é fundamental. Entendemos que seria muito importante termos condições para criar no nosso concelho uma unidade de formação para os corpos ativos”, adiantou, solicitando a ajuda do ministro José Luís Carneiro na concretização deste desafio.
“Gostaríamos de ter aqui em Tondela um local onde os nossos bombeiros pudessem praticar, preparar-se, fazer formação e, com isso dar, uma melhor assistência às nossas populações. Sabemos que este é um projeto ambicioso, mas também sabemos que o podemos fazer por fases”, avançou.
Nas comemorações do centenário dos Bombeiros de Tondela a Câmara Municipal entregou uma prenda à corporação, uma nova ambulância de socorro, que custou 76 mil euros.
Na sessão solene, o município recebeu uma medalha de ouro do centenário, num gesto que foi agradecido pela Presidente da Câmara.
As comemorações dos 100 anos dos Bombeiros de Tondela arrancaram em fevereiro e só terminam no final do ano. O programa festivo teve um apoio financeiro de 40 mil euros do município.