Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Tondela:Premiado mérito dos melhores alunos do concelho 


Os melhores alunos do concelho foram homenageados mais uma vez pela Câmara Municipal de Tondela. A sessão aconteceu ao final da tarde da última sexta-feira (13 de setembro) no recinto da Feira Industrial e Comercial de Tondela (FICTON). 

Este ano foram distinguidos 247 estudantes. O prémio de mérito foi entregue a 233 alunos do 5º ao 12º ano de escolaridade. Estes jovens ganharam ainda um vale de 50 euros, que poderá ser trocado por material em lojas do concelho, numa medida que pretende ajudar também o comércio local. 

Já o prémio de excelência foi atribuído ao aluno Miguel Bandeira Figueiredo, da Escola Secundária de Molelos, ele que recebeu sempre na sua vida escolar o galardão de mérito. Além deste palmarés, a este jovem foi oferecido um voucher de 150 euros. 

Os melhores alunos do concelho que concluíram o ensino superior também foram galardoados na sessão. Este ano foram distinguidos 14 finalistas, eles que concluíram o seu percurso académico na universidade (licenciatura/mestrado) com média igual ou superior a 16 valores. Os jovens receberam o prémio de mérito e um voucher no valor de 150 euros. 

A presidente da Câmara, Carla Antunes Borges, explicou que esta cerimónia, que aconteceu nos 30 anos da FICTON, pretendeu destacar “o desenvolvimento do tecido educativo do concelho” e reconhecer “mais uma vez aqueles que são alunos de mérito”, assinalando o seu trabalho, esforço e compromisso ao longo do último ano letivo.  

“Os prémios de mérito e de excelência escolar foram criados pela câmara municipal de forma a premiar o mérito, destacar a persistência, enaltecer a determinação e encorajar os alunos do nosso concelho, as suas famílias e a comunidade escolar”, afirmou. 

“Os prémios resultam em primeiro lugar de um esforço e investimento dos próprios alunos, em segundo lugar dos pais e das escolas e por último de toda a comunidade educativa, em que o município também se insere”, acrescentou. 

Carla Antunes Borges salientou ainda os investimentos que a autarquia executou no último ano no setor da educação e que se cifrou nos 3,6 milhões de euros. 

“É certo que recebemos receitas por força da transferência de competências, mas este investimento significa uma média de 11,8% do orçamento municipal. É um investimento que queremos fazer, não é uma despesa, encaramo-lo todos os dias como um investimento”, garantiu. 

A cerimónia de homenagem aos melhores alunos foi aberta pelo vereador com o pelouro da educação, João Carlos Figueiredo, que, embora lembrando que a mesma decorria numa sexta-feira 13, falou num “dia feliz” em que se parabenizou “um conjunto de alunos que ao longo do ano se empenharam e dedicaram.

“Este é um momento simbólico em que homenageamos os nossos estudantes e lhes damos os parabéns por tão grande entrega. Não nos podemos esquecer que o conhecimento será sempre a sua maior ferramenta e a coisa mais importante que os vai acompanhar na vida”, concluiu.