
Vila de Rei começou a revitalizar os seus espaços verdes
Com uma candidatura aprovada com financiamento a 100%, no âmbito do Apoio à Transição Climática, o Município de Vila de Rei já iniciou o processo de plantação de novas árvores e arbustos nos espaços verdes municipais abrangidos pela mesma.
Esta candidatura prevê: realização da regularização e estabilização de taludes do Vale Galego, instalação de escadaria de acesso ao Loteamento Vale Galego/Bosque da Vila, aquisição e plantação de árvores e arbustos em diversos espaços verdes, aquisição de mobiliário urbano e modernização do sistema de rega. O investimento será no total 67.154 euros.
O objetivo deste programa de apoio é “apoiar operações de resiliência dos territórios face ao risco, redução das vulnerabilidades do território, garantindo um modelo de maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços de fruição pública, face aos riscos a que a população está sujeita, potenciados pelas alterações climáticas”. A plantação de árvores como aquelas que começaram agora a ser plantadas em Vila de Rei pretende arrefecer os espaços urbanos do concelho e criar zonas de temperaturas mais amenas.
Ricardo Aires, presidente do município, referiu que “as alterações climáticas constituem uma das nossas maiores ameaças ambientais, sociais e económicas que a nossa sociedade irá enfrentar”, e que existe um objetivo claro de “aumentar a biodiversidade”, tornar os espaços mais estéticos e paisagísticos e ao mesmo capacitar Vila de Rei para responder de forma mais eficiente às alterações climáticas, ao reduzir a vulnerabilidade às ondas de calor, entre muitos outros benefícios.