Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vila Franca da Serra acolhe 25ª edição da Feira Franca – Sabores da Nossa Terra


A freguesia da Vila Franca da Serra, no concelho do Gouveia acolhe hoje, mais uma edição da Feira Franca – Sabores da Nossa Terra. Esta é já a 25ª edição.

Durante o dia de hoje, são  mais do que muitas, as razões para visitar Vila Franca da Serra, seja pelo fantástico queijo, pelas artes tradicionais, produção de produtos biológicos, mel, licores, enchidos, sendo que hoje, a iguaria de destaque são os “Peixinhos do Rio”.

Esta 25ª edição da Feira Franca volta dinamizar a freguesia “do interior e desertificada”, dentro do projeto ‘Vila Franca da Serra – Aldeia Sustentável’, como forma de promover o território, a história e as suas tradições e os produtos. 

Durante o ano, são várias as atividades que a Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra desenvolve, nomeadamente a Ceia de Natal, “toda a população da nossa freguesia vai a essa Ceia, cerca de 150 a 160 pessoas”, explica Carlos Manuel Santinho Pacheco, Presidente da Junta de Freguesia. “Somos a única terra do concelho de Gouveia a organizar uma Ceia de natal para toda a população”. 

Carlos Manuel Santinho Pacheco, Presidente da Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra, recuou até 2017, ano em que “participamos em mais de 60 eventos”.

Depois das adversidades que a pandemia fez a população passar, Carlos Manuel Santinho Pacheco contou-nos que “a primeira feira que fizemos, depois de 2019, foi em abril deste ano, e nunca houve tantos expositores em Vila Franca da Serra”, exclamou com um orgulho visível pelo tamanho do seu sorriso. 

Vila Franca da Serra é uma terra extremamente acolhedora, com ótimos produtos. “Um terra que antes não sabiam se pertencia a Gouveia ou a Fornos de Algodres”, hoje tem a sua identidade própria. 

Pelas 19h30 começa a mostra gastronómica, com peixinhos do rio fritos, com batata à racha, bifanas, caldo verde, arroz doce, melão e muito mais, acompanhada com música ao vivo.

Para Carlos Manuel Santinho Pacheco “esta é uma terra que recebe bem as pessoas, de história, tradições e onde as pessoas se sentem bem”.

A iniciativa foi organizada pela Junta de Freguesia de Vila Franca da Serra.