Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Vila Nova de Foz Côa: Terminou mais uma edição do Festival Vinho Douro Superior


Com um número record de expositores, Foz Coa voltou a celebrar o que de melhor se produz nesta região vitivinícola. Várias centenas de milhares de pessoas passaram este fim de semana pelo  concelho, entre elas o ilustre Master of Wine, Dirceu Vianna Junior, com quem os produtores tiveram oportunidade de conversar e trocar opiniões.

O Concurso de Vinhos que decorreu no âmbito do Festival teve 180 vinhos em competição, entre brancos, tintos e vinhos do Porto. Um júri composto por 33 especialistas e compradores profissionais escolheram os melhores vinhos. Os destaques vão para ‘Quinta da Extrema Edição II’, de Colinas do Douro Sociedade Agrícola, ‘Quinta do Vesúvio 2019’, da Symington Family Estates e ‘Burmester Tawny 20 anos’, da Sogevinus Fine Wines, nas categorias de vinhos brancos, vinhos tintos e vinhos do Porto, respetivamente.

Foram anunciadas 66 medalhas, 20 na categoria de brancos (6 Ouros e 14 Prata), 37 na categoria de tintos (14 Ouro e 23 Prata) e 9 na categoria de vinho do Porto (4 Ouro e 5 Prata).

“É importante que o esforço de inovação e qualidade que se está a fazer no Douro Superior chegue aos grandes centros urbanos através de eventos como este. O elevado número de medalhas atribuídas neste concurso prova bem a qualidade dos vinhos que aqui se estão a fazer”, afirma Luís Lopes, diretor da revista Grandes Escolhas.

Por sua vez. João Geirinhas, diretor do Festival, salientou também a grande qualidade dos vinhos em competição, reconhecido por todos os jurados, e realçou o facto “desta competição ser provavelmente o concurso com o nível qualitativo mais alto de todos quanto se realizam em Portugal. Aqui, mesmo as grandes marcas, aquelas que nos habituámos a ver como ícones dos nossos vinhos, fazem questão de estar presentes e participar”.

O Festival do Vinho do Douro Superior tem vindo a ganhar relevo, ano após ano, contribuindo para a afirmação da identidade do Douro Superior como um território de excelência para a produção de grandes vinhos.

Além do espaço expositivo, o fim de semana contou com visitas a várias quintas, coloquio sobre as alterações climáticas e provas comentadas de azeites e vinhos.

A noite foi animada na sexta feira pelos Sons do Minho e Dj´s Vacaciones e o sábado pelos HMB e Dj´s Chinelos com Vida.

Mais um evento realizado com sucesso, onde conseguiram dar visibilidade ao excelente trabalho realizado na região, ao mesmo tempo que promoveram o turismo e a gastronomia afirmando Foz Coa como capital do Douro Superior.