
Viseu: 5.ª Conferência dos “Estados Gerais – Transformar o SNS”
A Fundação para a Saúde – FSNS, em parceria com outras organizações cívicas, sociais e profissionais tem promovido desde o início de 2023 o Projeto “Estados Gerais – Transformar o SNS”, que inclui um conjunto de conferências regionais. As primeiras conferências decorreram no Porto, em Évora, em Coimbra e em Setúbal. Agora é em Viseu.
Após as habituais boas-vindas pelos anfitriões, designadamente o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, a Presidente da Escola Superior de Saúde de Viseu e o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, a Presidente do Conselho Geral da Fundação para a Saúde, Maria de Belém Roseira, explicará a finalidade dos Estados Gerais, fazendo a ligação às sessões anteriores e ao plano para o próximo ano.
A primeira mesa, moderada pelo Presidente da Fundação, será composta por três apresentações, onde cada um dos intervenientes abordará os desafios, respetivamente, da saúde pública, saúde mental e profissões da saúde.
Serão ainda desenvolvidos os Laboratórios de Ideias, onde se apresentarão hipóteses e soluções, previamente discutidas em trabalhos preparatórios, de que resultaram dois documentos, um dedicado à saúde pública e outro ao envelhecimento e saúde mental.
Como vem sendo hábito e cumprindo um dos desígnios dos Estados Gerais – aposta na proximidade e nas experiências locais, que se pretendem alavancar – haverá uma mesa dedicada a projetos e iniciativas transformadoras, a decorrer na região.
O encerramento ficará a cargo de António Correia de Campos, com a conferência “O Futuro do SNS”.
As inscrições para a sessão de Viseu estão disponíveis em: https://forms.gle/oYPbnA32oqYHUmmn6