
Viseu: Auditório pequeno para ação sobre Ética no Desporto
O Sport Viseu e Benfica realizou, esta sexta -feira, no Auditório do Instituto Politécnico de Viseu, uma ação sobre “Ética no Desporto”, dinamizada por Vítor Santos, Embaixador do Plano Nacional de Ética no Desporto e ex-atleta e treinador do clube.
Na acção intitulada “Ética no Desporto : complemento à formação do jovem”, foram abordados vários temas que se cruzam na formação desportiva infantil e juvenil.
Num auditório cheio, Vítor Santos apresentou vários casos práticos, estratégias para mais formação parental e responsabilidades dos dirigentes e técnicos no processo.
O Sport Viseu e Benfica é, desde sempre, um clube histórico na formação e tem vindo a trabalhar na harmonia de todos os agentes desportivos do clube: dirigentes, treinadores, atletas e pais.
” O desporto de formação deve ser entendido como um complemento à formação do jovem, um excelente veículo na aquisição de competências físicas (pelo treino), psicológicas (resistência ao stress da competição, lidar com a frustração das derrotas, valorizar o esforço e a dedicação como formas de atingir objetivos) e sociais(ganhar amigos para a vida, reforçar relações familiares e com outras pessoas fora do círculo mais íntimo), afirmou Vítor Santos.
Vitor Santos lamentou “a falta de respeito e a facilidade com que se ofende o outro. Falta-se ao respeito por tudo e por nada …E os jovens acabam por abandonar o desporto porque se aborrecem do desporto conflito. “

