
Viseu regista descida da taxa de criminalidade e continua a destacar-se na segurança e bem-estar dos cidadãos
No ano transato, Viseu apresentou um decréscimo de cerca de 3% face a 2023, ao nível do número de crimes registados por mil habitantes. Presidente da Câmara destaca a cooperação e empenho das Forças de Segurança e agentes de Proteção Civil na segurança e bem-estar da comunidade e aponta a futura instalação do sistema de videovigilância como um reforço positivo para a melhoria contínua destes números
De acordo com os mais recentes dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), Viseu registou uma taxa de criminalidade de 25,8% por mil habitantes em 2024, menos 3,1% face ao ano 2023. A condução sem habilitação legal e os crimes contra o património foram as áreas onde a descida foi mais expressiva, de 1,1% e 0,9%, respetivamente.
Globalmente, a análise do INE aos 24 concelhos do distrito de Viseu no ano 2024 revela uma percentagem mais elevada nos crimes contra o património, seguida dos crimes contra a integridade física e a condução de veículos com taxa de álcool igual ou superior a 1,2 g/litro. Com menos expressão, mas também presentes, estão os furtos/roubos por esticão na via pública, os furtos de veículos e em veículos motorizados e a condução sem habilitação legal.
“Os números estão à vista. Percentualmente, podem não ter uma enorme expressão, mas para nós traduzem um trabalho consistente, empenhado e concertado das nossas Forças de Segurança – PSP, GNR e Polícia Municipal – e agentes de Proteção Civil, aos quais gostaria de expressar, publicamente, o meu reconhecimento e agradecimento. São eles os responsáveis por garantir que a “Melhor Cidade para Viver” continua a destacar-se pelos seus padrões de segurança e bem-estar”, destaca o Presidente da Câmara Municipal de Viseu, Fernando Ruas. “Uma palavra de igual agradecimento aos cidadãos, cuja boa conduta e civismo contribui também para que este seja um concelho seguro”, sublinha o autarca.
O Presidente da Câmara recorda o investimento previsto na implementação dos sistemas de videovigilância em Viseu, nomeadamente em zonas críticas como o Centro Histórico e Jugueiros. “Com a concretização deste projeto, Viseu beneficiará de mais e melhores mecanismos e ferramentas que possibilitarão complementar e apoiar as Forças de Segurança no seu trabalho diário, quer a nível preventivo como na fiscalização e atuação no terreno. É certo que este auxílio tecnológico permitirá uma melhor otimização e operacionalização de recursos, que em tudo beneficiará a segurança do concelho e da comunidade”.
Recorde-se que o estudo da DECO, lançado no final de março de 2021, analisou 12 capitais de distrito do país com mais população, e voltou a colocar Viseu no topo do ranking das cidades com melhor qualidade de vida, renovando uma “distinção” que tinha já sido avançada no último estudo, em 2012. Foram 10 as vertentes analisadas neste estudo, sendo o custo de vida, a segurança e criminalidade e a limpeza e gestão de resíduos aquelas que representam um maior impacto na qualidade de vida das cidades e das suas comunidades, com Viseu a destacar-se acima da média.
📷 Município de Viseu