
VISEU:ARRISCA C,2º lugar para alunas do IPV na 13ª edição do concurso de ideias de negócio
ARRISCA C-2º lugar para alunas do IPV na 13ª edição do concurso de ideias de negócio
A ideia de negócio FEMME, das alunas Maria José Rodrigues, Ana Rita Paiva e Flávia Novaes da Escola Superior de Educação de Viseu, foi distinguida com um prémio de
3 000€ pelo segundo lugar obtido na final do concurso ARRISCA C, na categoria de Inovação Social. O evento decorreu ontem, dia 9 de abril, no Student Hub da Universidade de Coimbra, tendo a abertura da cerimónia estado a cargo do Reitor da Universidade de Coimbra, Amílcar Falcão.
O concurso ARRISCA C que tem já um historial de 12 edições, premeia ideias de negócio de base científica/tecnológica, a nível nacional, que tenham impacto em várias áreas. A ideia premiada FEMME consiste numa aplicação FemTech com serviços de bem-estar feminino e de acompanhamento de sintomas na peri-menopausa e na menopausa. Com foco na dor física e emocional sentida pela maioria das mulheres portuguesas nestas duas etapas da sua vida, pela vergonha, isolamento e desinformação, a FEMME surge como um projeto ambicioso para impulsionar e devolver às mulheres, entre os 30 e 60 anos de idade, o autoconhecimento e o autocuidado. A aplicação oferece o poder de monitorizar e controlar a sintomatologia associada à peri-menopausa e menopausa, disponibiliza um serviço de informação de base científica atualizada e conecta ainda os seus utilizadores com uma comunidade de mulheres, promovendo a partilha de experiências, dificuldades e superações.
Em destaque no ARRISCA C, estiveram também alunos do Agrupamento de Escolas de Castro Daire, ao alcançar o segundo lugar com a ideia Thryve, na categoria de Inovação Júnior. Thryve é uma aplicação que estimula os seus usuários a reconectarem-se com o meio que os circunda através de desafios diários, explorações em ambientes urbanos e rurais e iniciativas solidárias, ao mesmo tempo que modera o uso excessivo de aparelhos digitais.
O concurso ARRISCA C é dinamizado no âmbito do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação para a Transferência de Tecnologia da Região Centro, do qual o IPV faz parte, cofinanciado pelo Centro 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si. Membros das 23 entidades parceiras do projeto INOVC+ constituíram o júri do Concurso, tendo o IPV sido representado por Maria João Lima da Escola Superior Agrária de Viseu.
Mais informações sobre o projeto INOVC+:
O INOVC+ é um programa estratégico para a Região Centro que consiste na implementação e consolidação de um Ecossistema de Inovação para a Transferência de Conhecimento e Tecnologia que, num contexto de trabalho em rede de 23 parceiros, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de I&D+I para a economia regional, sendo uma continuidade dos anteriores programas InovC, InovC 2020 e InovC+. O projeto tem uma duração de 30 meses e um investimento total elegível de cerca 4,1 milhões de euros, cofinanciado a 85% pelo CENTRO 2030, Portugal 2030 e pela União Europeia, Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.