
Vouzela poderá vir a ter gás natural
O concelho de Vouzela poderá vir a ter gás natural até 2027.
A notícia foi avançadas pelo GGND, o maior grupo de distribuição de gás natural em Portugal que pertencia à Galp e é desde o ano passado controlado pela Seguradora Allianz.
A empresa prevê no seu plano de investimento de 2023 e 2027 a expansão da rede de gás, alargando-a a Vouzela e a outros concelhos da região.
Com esta expansão, num total de 262,7 quilómetros de nova rede, poderão ser abrangidos 72 clientes industriais e 7284 clientes domésticos através das várias distribuidoras regionais do grupo GGND.
A adesão dos clientes domésticos ao gás natural poderá representar uma poupança de cerca de 200 euros por ano face à alternativa botija de gás.
A concretização da expansão da rede de gás natural a Vouzela e aos outros concelhos está dependente de aprovação do Estado, enquanto concedente.
“Esta é uma questão que vem sendo trabalhada, em conjunto com os nossos empresários, há cerca de quatro anos por este executivo, porquanto se traduz numa vantagem competitiva importantíssima para as nossas empresas, pois permite uma redução com os custos de energia”, considera Carlos Oliveira, vice-presidente da Câmara Municipal de Vouzela.
Para além disso, “a expansão da rede de gás natural tem outro potencial associado, vai, nomeadamente permitir que a infraestrutura instalada possa ser otimizada para outras fontes de energia mais verdes, como é o caso do hidrogénio”, adiantou.