Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

WilderCamp, o primeiro acampamento dentro de uma área rewilding


A Rewilding Portugal já detém um alojamento local que tem servido de apoio aos vários visitantes que recebe nas suas áreas rewilding, mas tem agora uma nova forma de dormida na região do Grande Vale do Côa, o WilderCamp, que consiste num serviço de acampamento de luxo, disponível mesmo dentro da área rewilding do Paul de Toirões, no concelho de Almeida. É a primeira infraestrutura do género a surgir numa área rewilding onde esta organização trabalha.

 

Nova forma de visitar o lado mais selvagem de Portugal

Já imaginou dormir ao ar livre, poder ver o céu estrelado deitado na cama e num espaço totalmente natural e sem impacto humano? O WilderCamp traz-lhe uma nova soluçãopara tornar isso possível. Consiste num serviço de acampamento de luxo, providenciado dentro da área rewilding do Paul de Toirões, entre as localidades de Malhada Sorda e Nave-de-Haver, no concelho de Almeida, no Grande Vale do Côa.

Quem escolher este alojamento, o primeiro dentro de uma área rewilding, poderá dormir em plena natureza e sem qualquer impacto ou contacto humano, e estar assim totalmente envolvido numa área renaturalizada e selvagem, onde os trabalhos de restauro ecológico da Rewilding Portugal já são visíveis e sentidos e onde até se poderá cruzar com cavalos Sorraia e outras espécies da nossa fauna e que estão a moldar a paisagem deste espaço, onde a organização já trabalha em diversas ações de restauro ecológico há mais de dois anos.

Uma verdadeira aventura no lado mais selvasgem de Portugal, com o ponto exato a ser enviado ao cliente apenas mais perto da reserva efetuada, como uma verdadeira aventura deve começar. Esta área rewilding do Paul de Toirões é um verdadeiro óasis de biodiversidade, com uma grande mancha de água que serve de abrigo e repouso a muitas espécies de insetos, anfíbios e aves.

As estadias têm de ter a duração mínima de duas noites e têm a lotação máxima de 4 pessoas, com um preço de 175 euros por noite por cada tenda de casal. Neste momento existem duas tendas disponíveis para reserva.

O alojamento dá várias condições para garantir o conforto e qualidade da experiência dos hóspedes: rede mosquiteira, serviço de toalhas e lençóis/colchas, iluminação noturna – foco de luz + LEDs, mesas de cabeceira, tapete de chão, mesa e cadeiras para exterior, ponto de água enchido com 100L para utilizações múltiplas, powerbank que permita carregar dispositivos para emergências ou outros usos, 1 tenda adicional para WC com duas divisões – 1 para sanita química e outra para duche (bolsa de 50L aquecida de forma solar) – haverá também serviço de duche montado em árvore para permitir duas estruturas a serem usadas em simultâneo, lugar de estacionamento fora da propriedade, check-in autónomo e automático etc. O pequeno-almoço está incluído no preço e é entregue diretamente no espaço e os hóspedes podem também marcar visita guiada ao Paul de Toirões e uma experiência no abrigo de observação de vida selvagem presente no espaço, mediante custo adicional. Almoços e jantares também podem ser entregues no espaço.

 

O Paul de Toirões

Os esforços da Rewilding Portugal para restaurar o Paul de Toirões – um local que já foi fortemente explorado pela indústria mineira – começaram em 2022. Muitas das escavações encheram-se de água, criando um complexo de lagoas, canais e charcos que albergam um conjunto crescente de espécies selvagens residentes e migratórias.

 

A aquisição e proteção do local significa que a vida selvagem já não é perturbada por pessoas que caçam e pescam, ou pelo gado, o que significa que as aves e os mamíferos estão a tornar-se menos esquivos e mais fáceis de ver.

 

Reservar a sua experiência

As reservas já se encontram disponíveis agora e para datas posteriores a 22 de abril. Podem ser realizadas pelo Booking aqui ou pelo Airbnb aqui.

Podem ainda reservar diretamente através da Rewilding Portugal através dos seguintes contactos: 964113060 e info@rewilding-portugal.com.