Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

XXVII Encontro do Clube de Leitura da Mêda


Dia 17 de outubro, realizou-se na Biblioteca Municipal da Mêda mais um encontro do Clube de Leitura para debater o livro de Ilse Losa “O Mundo em que vivi”.

Como convidado especial esteve presente o prof. António Martins, especialista em literatura do holocausto.

“O Mundo em que vivi” foi escrito em 1943 e fala-nos de Rose uma jovem judia alemã nascida em 1913 que passou por dois conflitos militares de grandes dimensões; parte da sua infância com os avós, temporalmente nos finais da primeira guerra mundial, onde os bens eram escassos.

Rose conta-nos os rituais da religião judaica, como o Passah, a Páscoa dos judeus, a qual era passada em casa dos avós como manda a tradição.

Ao longo da narrativa é possível apercebermo-nos do desgosto e humilhação que os judeus sentiam ao serem acusados de todas as desgraças ocorridas, nomeadamente na década de 30 em que o nome de Hitler estava na ordem do dia, circulando nos jornais caricaturas de judeus de monstruosos narizes, mãos papudas carregadas de anéis descomunais.

Publicavam-se artigos aterradores sobre o culto religioso nas sinagogas e casas judaicas.

Os desempregados enchiam as cervejarias e exaltavam Hitler que lhe prometia trabalho e lhes afirmava serem os judeus os grandes culpados da desgraça económica do país.

Em suma, um livro que relaciona a cultura cristã com a cultura judaica que apesar de adorarem o mesmo Deus, tal não impede que a relação não tenha sofrido ao longo dos séculos altos e baixos; sendo inúmeros os exemplos de segregação religiosa, espacial, sexual, mas, também de tolerância, embora mais de cariz económico do que ético.