Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

2º Congresso Internacional de Cuidados Paliativos passou por Castelo Branco


De 14 a 16 de março, no Cine-Teatro Avenida, o Município de Castelo Branco, a Junta de Freguesia, juntamente com a Unidade Local de Saúde e parceiros, debateu-se e refletiu-se acerca da importante realidade que é cuidar de quem sofre.

Deu-se a conhecer o ponto de situação dos avanços médicos e científicos que têm tido lugar nesta área, junto dos profissionais, investigadores, formadores e estudantes, realçando que a cidade albicastrense e a região que a abraça têm merecido elevado reconhecimento em função dos incrementos e contributos progressivos que tem motivado em cuidados paliativos.

“Esperança, poder transformador de curar, acompanhar e cuidar com autoconsciência e humanidade, complementam o fecho do Congresso que apresentará as questões prementes em tempos de mudança e transição na trajetória de vida de todos”, salientou o Município.

Para o Presidente da autarquia, Leopoldo Rodrigues, “apoiar a reflexão e reforçar o conhecimento e a estratégia em cuidados paliativos é importante, não apenas pela necessidade de debater e refletir as respostas para a carga emocional de quem vive esta realidade por dentro, mas por ser fundamental assegurar que os recursos necessários estão disponíveis e servem a comunidade que deles pode vir a precisar, em vários sentidos”.

Nesta área, “Castelo Branco é um ‘caso sério’, podemos não ter sempre as palavras certas, mas as ações e os meios, na nossa cidade e para todos os que a escolham, não podem faltar, temos grandes profissionais, a quem devemos estar reconhecidos e gratos”, assegura o Presidente.