Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

30% do investimento do Portugal 2020 destina-se ao Interior do país


As empresas candidatas ao Programa 2020 propõem-se a criar 16.250 novos postos de trabalho, num investimento de 2.840 milhões de euros. Desses, 720 milhões de euros “é proposto ser desenvolvido no Interior do país” que absorve 30% das candidaturas.

As candidaturas ao concurso de investimento empresarial encerraram na passada sexta-feira com 1.155 propostas e 2.840 milhões de euros de investimento associado, um “recorde” que o Governo atribui aos “elevados níveis de confiança” na economia. Ao Interior do país cabe uma fatia de 720 milhões de euros, o que representa 30% do investimento total previsto.
“São resultados que muito nos agradam porque se trata de uma procura que demonstra duas coisas: em primeiro lugar, que continuam bastante elevados os níveis de confiança das empresas na economia portuguesa, porque sem esses níveis de confiança não há investimento; e, por outro lado, que o Portugal 2020 [PT2020], que foi recentemente reprogramado, soube responder através desse exercício, com adaptação dos seus sistemas de incentivos às empresas e às necessidades de apoio ao investimento”, afirmou o ministro do Planeamento.
Segundo Nelson de Souza, as candidaturas apresentadas ao primeiro concurso do novo SI (Sistema de Incentivos) Inovação propõem-se criar “o número impressionante” de 16.250 novos postos de trabalho, sendo que 30% do investimento total (720 milhões de euros) “é proposto ser desenvolvido no interior do país”.
No que se refere ao perfil das candidaturas recebidas, o Ministério do Planeamento aponta o facto de 271 das propostas, com um investimento associado de 854 milhões de euros (30% do investimento total), se referirem a projetos de criação de empresas e ainda o facto de “cerca de 80% do investimento” ter sido “apresentado por empresas que não têm apoios anteriores do SI Inovação no PT2020”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.