Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

400 figurantes recriaram cortejo de oferendas em Fornos


As ruas da vila de Fornos de Algodres encheram-se de cor, alegria e história com a recriação do Cortejo de Oferendas que, em 1955, se realizou pela primeira vez em benefício da Santa Casa da Misericórdia.

Cerca de 400 figurantes em representação de 10 das doze freguesias do concelho de Fornos de Algodres desfilaram na noite desta sexta-feira pelas ruas da vila num cortejo de oferendas com fins solidários, sendo que a freguesia de Fornos de Algodres participou com cerca de 100 figurantes.
No final do cortejo, as freguesias entregaram os seus cabazes com géneros alimentares e indicaram a quem se destina a oferenda. Nos anos anteriores, os cabazes foram destinados a famílias carenciadas, aos bombeiros voluntários e a instituições sociais do concelho, mas, este ano, a autarquia deixou a decisão por conta de cada freguesia participante.
Tal como manda a tradição, as freguesias desfilaram pelas artérias da vila em cortejo e, no final, os participantes representaram histórias ou lendas sobre as suas localidades.
Realizado pela primeira vez em 1955 para obtenção de ajudas em benefício da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres, “com o objectivo de angariar fundos para fazer face às dificuldades financeiras da instituição, fruto da manutenção do seu hospital”, o município Fornense deu início a esta recriação anual em 2015.