7º CONCURSO COUVE DE NATAL DE CELORICO DA BEIRA
O concurso realizou-se durante o dia 23 de Dezembro. Um dia antes da consoada, em que a couve é um dos ex-líbris da nossa mesa. Este concurso esta inserido no programa festas da iniciativa “Natal é em Celorico”, promovido pela Câmara de Celorico da Beira. Cerca de 50 couves estiveram a concurso, naquela que conta com a rainha a Couve Penca. Organizado pela União de Freguesias de São Pedro, Santa Maria e Vila Boa do Mondego e com o apoio do Município.
José Rocha presidente da União de Freguesias afirma que “sem couves de Natal e sem Bacalhau não é Natal”. O mesmo quer com este concurso honrar os produtores locais. Porque há 50 anos Celorico da Beira era o concelho com mais horticultores do distrito da Guarda. Fornecendo os mercados da Guarda, Trancoso, Fornos de Algodres entre outros.
Este evento esta a tornar-se uma já tradição no município. Segundo Carlos Ascensão, Presidente da Câmara de Celorico da Beira, “é visível a qualidade e quantidade do produto. Nós devemos divulgar e promover aquilo que temos de bom.”
As couves foram avaliadas pelo júri que premiou a melhor couve de natal criada no concelho, em função do peso, aparência e do diâmetro. Este ano foram ainda atribuídos prémios aos 3 mais jovens horticultores.
Joaquim dos Santos sai assim vencedor do 7º concurso de couve de Natal.