
Encosta de Maceira será limpa por jovens oriundos de vários países
No mês de agosto, a Associação de Promoção Social, Recreativa, Desportiva e Humanitária de Maceira, através da valência Hostel EntryFik, também com sede em Maceira, vai levar a efeito uma ação de limpeza na zona do bairro das Tílias naquela localidade. A iniciativa insere-se no projecto de Campo de Trabalho Internacional “Forest Fires – Let’s Clean to Prevent” e vai contar com a colaboração de 17 jovens oriundos de vários pontos do mundo.
Um grupo de 17 jovens de várias nacionalidades vai estar em Maceira entre os dias 19 e 30 de agosto para colaborar numa iniciativa de cariz ambiental que se vai traduzir na seleção do lixo aglomerado numa encosta do bairro das Tílias, uma zona sinalizada pela Protecção Civil como sendo de alto risco relativamente a incêndios.
O nome do projecto é “Forest Fires – Let’s Clean to Prevent”, surge integrado no programa Campo de Trabalho Internacional que a Associação de Maceira desenvolve através da valência Hostel, e conta com o apoio do Município de Fornos de Algodres e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ).
Segundo António Oliveira, coordenador do Hostel EntryFik e responsável pelas valências da Juventude na Associação, a área de abrangência do projeto incidirá numa faixa de proteção ao aglomerado populacional de Maceira que se estende por uma superfície de 10 hectares”. Na prática, durante 12 dias os jovens vão efectuar uma selecção dos resíduos urbanos, que ali foram sendo depositados ao longo de vários anos de forma ilegal, num trabalho que contará, à posteriori, com a colaboração de técnicos da autarquia e da Protecção Civil de Fornos de Algodres.
António Oliveira refere ainda que a aplicação deste projecto será feita “uma área de floresta sem ordenamento, que recorrentemente se enche de vegetação arbustiva com elevado potencial combustível, motivo pelo qual se encontra referenciado no Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios, como Faixa de Proteção ao Aglomerado Populacional”.
O responsável explica ainda que o Campo de Trabalho Internacional é um dos três programas que o pólo da Juventude da Associação promove através do Hostel, e pela primeira vez vai ser realizado no concelho de Fornos de Algodres. “Com ele, pretende-se promover a educação ambiental e refletir sobre a problemática do lixo, do desperdício, do ciclo dos materiais e do crescimento sustentável, por intermédio da iniciativa de limpar a floresta do concelho de Fornos de Algodres, nomeadamente na aldeia de Maceira, removendo o lixo depositado indevidamente em espaços verdes”, refere.
A par deste programa internacional, a Associação de Maceira promove ainda Trabalhos Nacionais, que se traduzem na realização de campos de férias; e o Programa Erasmus +, este último através de parceria com outras associações a nível europeu. Todos eles com o objetivo de promover e dinamizar o pólo da Juventude através do Hostel EntryFik.
Sobre o Hostel EntryFik
Em funcionamento desde janeiro de 2016, o Hostel EntryFik situa-se na localidade de Maceira, concelho de Fornos de Algodres, e é uma das várias valências da Associação de Promoção Social, Recreativa, Desportiva e Humanitária de Maceira.
Esta Unidade de Alojamento Local, localizada em meio rural, é composta por um suite e edifício principal. A suite é composta por 5 camas, 1 casa de banho e 1 kitchenette equipada, ideal para famílias ou grupos que queiram mais privacidade.
Já o edifício central, totalmente acessível a cadeiras de rodas, possuindo ainda 1 casa de banho adaptada, está equipado com 18 camas distribuídas por três dormitórios, 4 casas de banho partilhadas, 1 sala de convívio/formação/eventos, 1 refeitório e 1 cozinha completamente equipada onde os hóspedes poderão preparar as suas refeições.
A proximidade à Estação de Caminhos de Ferro (10 km) e à Auto-estrada A25 (11 km), permitem ter facilidade de acesso ao Hostel, assim como também às cidades de Viseu (50 km), Guarda (45 km) e ao Parque Natural da Serra da Estrela que fica a cerca de 24 km.
De referir ainda que o Hostel surgiu da reconversão do edifício da antiga escola primária, que também funcionou como Centro de Dia da Associação de Promoção Social, Recreativa, Desportiva e Humanitária de Maceira.