Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Município de Gouveia apoia ovinos da raça Serra da Estrela


A Câmara Municipal de Gouveia vai atribuir vários incentivos financeiros aos agricultores do concelho, que vão desde o apoio ao efetivo ovino da raça Serra da Estrela, até à produção de leite. Está ainda prevista a atribuição de um incentivo financeiro de 5 mil euros para jovens agricultores que se instalem no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou na caprinicultura. As candidaturas aos apoios devem ser apresentadas no Gabinete de Saúde Pública e Veterinária até ao dia 31 de maio.

O município de Gouveia, que integra a Região Demarcada de Produção de Queijo Serra da Estrela, que engloba áreas de 18 concelhos da Bacia Hidrográfica do Alto Mondego, vai conceder vários apoios para produtores ligados à produção de Queijo Serra da Estrela. Os apoios, que constam de um regulamento municipal elaborado pela autarquia presidida por Luís Tadeu, também abrangem os produtores de caprinos e ovinos daquele concelho da região da Serra da Estrela.
A autarquia refere, em comunicado, que o denominado Regulamento Municipal de Incentivo à Produção de Ovinos Serra da Estrela e de Caprinos do Concelho de Gouveia destina-se aos agricultores, pessoas singulares ou coletivas com domicílio fiscal e com assento de lavoura no município.
Segundo a fonte, o regulamento prevê a atribuição de incentivos à instalação de explorações pecuárias de gado ovino e caprino e aos criadores das explorações agropecuárias de gado ovino e caprino já existentes.
Também contempla apoios para os produtores de leite de ovelha da raça Serra da Estrela, para as queijarias com sede no concelho de Gouveia e apoio técnico municipal às explorações no processo de licenciamento de queijarias.
Está ainda prevista a atribuição de um incentivo financeiro de 5 mil euros para jovens agricultores que se instalem no setor da ovinicultura da raça Serra da Estrela ou na caprinicultura e apoios à manutenção do efetivo pecuário reprodutor das explorações existentes, este último no valor de cinco euros por animal para ovinos Serra da Estrela e de um euro por animal para ovinos de outras raças e caprinos.
Para os ovinos da raça Serra da Estrela são também anunciados incentivos para o aumento do efetivo pecuário reprodutor de 10 euros por animal, até ao máximo de 30 animais, e de seis euros por animal, para mais de 30 (não aplicável em 2019).
Existe ainda um incentivo para o aumento do efetivo pecuário reprodutor de cinco euros por animal até 30 animais e de três euros/animal para mais de 30 animais para ovinos de outras raças e caprinos (também não aplicável em 2019).
O mesmo regulamento inclui apoios para a produção de leite de ovelha da raça Serra da Estrela (para o leite laborado/transformado em queijarias do concelho será atribuído o apoio de 0,02 euros por litro e para o leite laborado/transformado fora do âmbito das queijarias do concelho o apoio será de 0,005 euros/litro) e um incentivo anual de 250 euros para as queijarias legalizadas.
Todas as candidaturas devem ser formalizadas e apresentadas no Gabinete de Saúde Pública e Veterinária até ao dia 31 de maio.