Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Coligação “Todos por Fornos” defende um incremento das disponibilidades hídricas no concelho 


Em comunicado ao Mais Beiras Informação, a Coligação “Todos por Fornos” expôs as suas preocupações e soluções relativas ao período de seca em Portugal, que se tem vindo a agravar:

O período de seca em Portugal tem vindo a se agravar e este ano o armazenamento de água para irrigação de culturas está a piorar, com cerca de 25% dos reservatórios a apresentarem um défice significativo e sem capacidade para responder às necessidades de irrigação. Em junho, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), 67,9% do território estava em seca severa, 28,4% em seca extrema e 3,7% em seca moderada. O IPMA indica que este é o ano mais seco de que há registos (desde 1931).

Tendo em conta esta situação a coligação “Todos por Fornos, Fornos para todos” apresentou na última assembleia municipal uma moção expondo as suas preocupações e apresentou duas medidas com o intuito de projetar o concelho de Fornos de Algodres de forma ainda mais resiliente à ausência prolongada de precipitação, através da criação de infraestruturas para armazenamento de água e o fortalecimento dos ecossistemas hídricos.

A Coligação “Todos por Fornos, Fornos para Todos” propôs que o município de Fornos de Algodres procure alocar todos os seus esforços de forma a realizar o maior número de requalificações dos reservatórios de água existentes no concelho.

Para além disso, o Mondego no seu percurso pelo concelho, cruza-se com um conjunto de açudes que necessitam de uma reedificação urgente face à sua degradação, tendo em conta a situação vivida no nosso país a coligação afirma ser de tamanha importância a sua requalificação com a avaliação da possibilidade de promover o aumento do seu armazenamento.

Estas medidas de melhoria da resposta dos aproveitamentos hídricos associado às novas condicionantes climáticas foram apresentadas com o objetivo de serem incluídas no orçamento para o ano de 2023