Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Claudia Schiffer desenvolve peças de mesa para extensão de coleção da Bordallo Pinheiro


Depois do sucesso trazido pelas primeiras peças criadas por Claudia Schiffer para a Bordallo Pinheiro, nasce agora uma nova e arrojada extensão de coleção.

Idealizada por Claudia Schiffer, Cloudy Butterflies encontrou terreno fértil no imaginário bordalliano. As novas peças de mesa dominadas por borboletas em tons terra, enaltecem o trabalho artesanal e o carácter mágico da coleção. Pratos, canecas, tigelas, pratos de bolo e jarros foram inundados por borboletas que servem à mesa uma explosão de magia que só a Mãe Natureza pode proporcionar.

Nascida em Rheinberg, Alemanha, em 1970, Claudia é uma das supermodelos originais e mais requisitadas de todos os tempos. Ao longo da sua carreira com mais de 30 anos, ela foi destaque na capa de mais de 1000 títulos de renome mundial e tem sido musa de muitos estilistas. Claudia também foi tema de muitas fotografias que marcaram o nosso tempo e levou algumas das melhores coleções de moda às passerelles. (Ela é a cara atual da campanha Chanel J12, 2021 trará novos projetos onde se incluem a sua participação como curadora de uma exposição sobre fotografia dos anos 90 com Kunstpalast Düsseldorf.)

A Fábrica de Faianças das Caldas da Rainha foi fundada em 1884, cruzando as artes tradicionais da cerâmica, a modernidade de diversos estilos que se anunciavam como o futuro, e a originalidade e irreverência do seu criador, Raphael Bordallo Pinheiro. Assim nascia a produção de peças indissociáveis, até hoje, do nosso imaginário, plenas de criatividade e humor, marcadas pela consciência social e pela transgressão das ideias feitas.

A aquisição da empresa por parte do Grupo Visabeira em 2009 resgatou esta herança de enorme valor, assegurando a continuidade de uma empresa de destacada notoriedade artística que se confunde com o património cultural nacional. Utilizando ainda grande parte das técnicas centenárias na reprodução dos modelos, a fábrica prossegue hoje a recuperação do riquíssimo e vastíssimo legado bordalliano e, animada pelo mesmo espírito pioneiro que lhe deu origem, cria produtos contemporâneos, reforçando a sua ligação a artistas de renome da arte contemporânea e alicerçando o seu prestígio nos diversos mercados em que marca presença. Nomes como Claudia Schiffer, VHILS, Estúdio Campana, Nini Andrade, Joana Vasconcelos, Paula Rego, Maria Lynch, Vik Muniz entre outros, dão continuidade ao espírito e trabalho de Raphael Bordallo Pinheiro, seja através de reinterpretações das suas obras, seja com obras próprias mas, marcadamente, inspiradas pelo legado que Raphael deixou.

Reconhecidas internacionalmente, as coleções da marca têm sido galardoadas com os mais altos prémios de design que premeiam o talento nesta área. Já fazem parte da história da Bordallo Pinheiro prémios como os German Design Awards, Iconic Awards e European Product Design Awards.

Atualmente, os principais mercados internacionais são a França, Itália, Espanha, Reino Unido, Holanda, Suécia, Estados Unidos e Japão. A marca está disponível, online, no mundo todo, conquistando cada vez mais admiradores.