Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

17 studios inaugurados em Sortelha


As muralhas de Sortelha, testemunhas silenciosas de séculos de história, abraçaram um novo capítulo no dia 24 de junho com a inauguração do Story Studio SORTELHA. Este momento assinalou a conclusão de mais uma etapa neste percurso que a marca está a trilhar pelos destinos mais exclusivos do país e reforçou o seu compromisso com as Aldeias Históricas de Portugal.

 

A presença dos convidados num evento marcante

 

O evento de inauguração contou com a presença de representantes de diversas entidades do turismo e da gestão e ordenamento do território, que tomaram a palavra para, de forma unânime, deixarem notas de apreço e reconhecimento sobre a importância deste projeto – Story Studio SORTELHA – para o concelho do Sabugal e para a região Interior Centro de Portugal, com destaque para o Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, em representação do Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado, o Presidente do Município do Sabugal, Vítor Proença, o Presidente da Junta de Freguesia de Sortelha, Jorge Lourenço, e o Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, Carlos Ascensão. Estiveram ainda presentes neste evento o Vice-Presidente da Turismo Centro de Portugal, Jorge Sampaio; e o Secretário Técnico do Programa Centro 2030, Joaquim Felício, em representação da Presidente da CCDRC, Isabel Damasceno.

 

Marcaram ainda presença muitos convidados que têm sido pilares muito importantes para a marca – representantes de diversas entidades locais e regionais, parceiros estratégicos no desenvolvimento dos nossos projetos, residentes da Aldeia de Sortelha, amigos e familiares de várias partes do país -, tornando este evento ainda mais especial.

 

A todos, Márcia Vilar, a fundadora do projeto, expressou o seu mais profundo agradecimento pelo apoio, presença e incentivo.

 

O programa do evento

 

Durante este evento de inauguração, que foi apresentado por João Reis, um reconhecido artista local, foi possível entrar em seis studios que estiveram disponíveis para visita, e conhecer os atributos, comodidades e facilities destes espaços, mas também os detalhes que não escapam à vista, mesmo dos mais desatentos. A importância da sustentabilidade para a marca ficou bem patente pela informação disponível através de QRcodes à entrada de cada um dos 17 studios, permitindo aos convidados ‘viajar’ através dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), para conhecer as diversas soluções e práticas que atestam os compromissos da marca e dos promotores com os desígnios da sustentabilidade.

 

O evento contou ainda com a participação de agrupamentos musicais em representação de duas coletividades artísticas locais – Acordeonistas de Rebelhos e a Sociedade Filarmónica Bendadense -, que animaram e emprestaram um ambiente especial ao evento, a par das provas gastronómicas da Taberna & Mercearia “A Cardo”.

 

Em cada studio aberto, os convidados eram desafiados a transportar uma das pequenas pedras que estavam disponíveis em cestos de burel, para serem levadas até ao local de encerramento do evento. As pedras foram posteriormente entregues às crianças Jardim de Infância e Escola primária da Aldeia de Santo António que por sua vez as depositaram no local onde será colocada uma peça comemorativa em homenagem e agradecimento a toda a comunidade de Sortelha. As pedras personificaram ainda a determinação da marca em contribuir para preservar e valorizar o património local, bem como em contribuir para dinamizar e dar mais vida à Aldeia Histórica de Sortelha.

 

No final do evento, a equipa da Story Studio assinou o compromisso da marca com a sustentabilidade na presença dos convidados, o que atesta a determinação em manter o foco e as práticas de gestão responsáveis alinhadas com este importante desígnio para os territórios onde a marca já está presente – Coimbra, Piódão, Sortelha e, brevemente, em Monsanto.

 

Um novo capítulo na História de Sortelha

 

Os novos studios não são apenas um marco para a empresa, mas também para a comunidade local e para todos os que valorizam a preservação e revitalização das aldeias históricas. Com a inauguração destes 17 studios, a marca pretende oferecer novas opções de alojamento sustentáveis, criativas, culturais e inovadoras, contribuindo para o desenvolvimento sustentável e turístico de Sortelha e do concelho do Sabugal.

 

Esta inauguração marca o início de uma nova era para Sortelha, onde a história e a modernidade se encontram, criando um ambiente único para a inspiração e o desenvolvimento sustentável.

 

Durante o evento, Márcia Vilar confidenciava que um dos pilares da marca assenta na partilha e no envolvimento com os parceiros e com as comunidades onde estão presentes. Em Sortelha prometem continuar a trabalhar para honrar a herança de Sortelha procurando ser parte de uma nova vida do território, capaz de contribuir para um futuro mais dinâmico e promissor para a economia local.

 

Sobre a Story Studio

 

A ‘Story Studio’ é uma marca de alojamentos turísticos eco-friendly, que pretende enaltecer a ‘História de Portugal’, mantendo a arquitetura original, mas reabilitando-a com conceitos bem contemporâneos, como ecoeficiência e ecodesign. Privilegiando a comodidade e o bem-estar dos seus hóspedes, preocupa-se com cada detalhe, mas também com o planeta, tendo uma abordagem sustentável e o reconhecimento de marca ‘Sustainable Engaged’, atribuído pelo Turismo de Portugal, no âmbito do ‘Programa Empresas Turismo 360º’.

 

O seu compromisso é garantir uma experiência autêntica, sustentável e inesquecível nestes destinos do património histórico-cultural português, tão bem preservado na região Centro e na rede das Aldeias Históricas de Portugal.

 

O projeto, assinado pelo Arquiteto Gonçalo Louro, assenta na reabilitação de cerca de uma dezena unidades unifamiliares nesta aldeia medieval, assegurando diversas soluções de arquitetura, ecoeficiência e ecodesign. O conceito de arquitetura adotado estabelece o compromisso entre o respeito integral da identidade arquitetónica dos imóveis no espaço em que se inserem e a sua adaptação à finalidade turística. O processo de reabilitação das habitações assegurou a preservação das características arquitetónicas e ambientais, para salvaguarda do património cultural e histórico coletivo desta aldeia medieval. O projeto de decoração e a tematização do conceito é da autoria da Arquiteta de Interiores Teresa Pinto Ribeiro e, desde o primeiro esboço, que o projeto procura mobilizar os recursos e os materiais endógenos, valorizando assim as atividades económicas locais.

 

O Story Studio SORTELHA é uma opção perfeita para uma escapadinha romântica, um fim de semana de amigos ou umas férias em família, prometendo uma experiência inesquecível pelo centro do país.