
Candidatura Guarda a Capital Europeia da Cultura apresenta-se em Paris
No âmbito da participação na Festa das Vindimas de Montmartre que decorre entre 11 e 13 de outubro na capital francesa, a Candidatura da Guarda a Capital Europeia da Cultura 2027 vai ser apresentada na Câmara de Paris este sábado, 12 de outubro.
A participação do Município da Guarda na Festa das Vindimas surge em parceria com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, e “visa promover uma parceria com a Mairie de Paris e outras autarquias da região no quadro da candidatura a Capital Europeia da Cultura”, adianta o município da Guarda em comunicado.
A apresentação da candidatura ficará a cargo do vereador da Cultura da Câmara da Guarda, Vítor Amaral, durante uma sessão/debate no Auditorium de l’Hôtel de Ville Paris, entre as 10h00 e as 12h00 deste sábado. Na mesma sessão será apresentado o Geopark Estrela pelo coordenador executivo da candidatura vencedora UNESCO da Associação Geopark Estrela, Emanuel de Castro.
Segundo a Câmara da Guarda, na sessão de abertura desta iniciativa marcarão presença o presidente da Câmara da Guarda, Carlos Chaves Monteiro, Hermano Sanches Ruivo, vereador com o pelouro dos Assuntos Europeus na Câmara de Paris, bem como Jorge Torres-Pereira, Embaixador de Portugal em França. A esta iniciativa segue-se uma degustação de produtos endógenos da região da Guarda com pão, enchidos vinho da região e queijo Serra da Estrela, entre outros.
Para além da receção na Câmara de Paris, a Candidatura vai ainda participar ao final da tarde, a Gala da Lusofonia 2019 onde será referenciada a candidatura da Guarda e que terá lugar no Salão Nobre do Hôtel de Ville Paris pelas 18h30 e onde marcarão presença, para além das personalidades já mencionadas a presidente da Câmara de Paris, Anne Hidalgo; o presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, Paulo Langrouva e o presidente da Câmara de Pinhel, Rui Ventura.
“Sendo a Diáspora o tema agregador desta Candidatura, a participação num dos mais importantes eventos da capital francesa, onde é residente uma das maiores comunidades portuguesas no estrangeiro, merece a maior relevância, refere o município da Guarda em comunicado.
Recorde-se que a Candidatura de âmbito regional e transfronteiriço, envolve os 17 municípios da Comunidade da Beira e Serra da Estrela, do Douro, os municípios que integram a Associação das Aldeias Históricas e das Aldeias de Xisto e municípios e instituições da Região Vizinha de Espanha.