Castelo Branco: GNR recolhe garça-boeira presa em fios de pesca antigos
O Comando Territorial de Castelo Branco, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Castelo Branco e da Sertã, no dia 24 de agosto, recolheu uma Garça Boeira (Bubulcus Ibis), na albufeira da barragem de Santa Águeda.
No decorrer de uma ação de patrulhamento, e após alerta de um popular, os militares do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) de Castelo Branco e Sertã, localizaram uma garça que estava emaranhada em fios de pesca que estavam suspensos num poste de alta tensão na albufeira da Barragem de Santa Águeda.
Na sequência das diligências a ave foi recolhida e transportada para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens (CERAS) em Castelo Branco, para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.
Esta ação contou com a colaboração de funcionários da “e-Redes”.
A Guarda Nacional Republicana, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de eventuais situações de maus-tratos ou abandono. Para o efeito, poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.