MANGUALDE:Conversas com Sabor” este ano na Feira dos Santos
A Feira dos Santos de Mangualde está de regresso, este fim de semana a 1, 2 e 3 de novembro. O certame, com mais de três séculos de tradição, que conta com cerca de 400 expositores, tem inauguração marcada para a próxima sexta-feira, às 18h30 com a presença do presidente da Turismo Centro de Portugal, Raul Almeida.
A também conhecida Feira das Febras, introduz este ano “Conversas com Sabor” nas quais o vinho do Dão e o enoturismo, a importância das confrarias e o futuro da pastorícia vão estar em destaque.
A Feira dos Santos tem como pontos fortes as febras e os torresmos, os enchidos, o queijo Serra da Estrela, o vinho, a doçaria, showcookings, artesanato, animação de rua e nas noites de sexta e sábado.
“Aguardamos milhares de pessoas no nosso evento rei, no qual iremos mostrar o melhor que o concelho tem para oferecer, assim como a forte dinâmica dos setores primário, empresarial e industrial”, afirma o presidente da Câmara Municipal, Marco almeida.
A Feira dos Santos acontece em diversos pontos da cidade: a restauração típica pode ser encontrada no Largo das Escolas e junto ao Mercado Municipal. Numa tenda gigante, instalada no Largo Dr. Couto vai estar a Expovinhos e artesanato. O Mercado Municipal acolhe as “Conversas com Sabor”, Showcookings, produtos locais das freguesias, o II Encontro Confrádico da Feira das Febras de Mangualde e muita animação, a partir das 21h30, com “Two mans Band” e Cromos da noite (sexta, dia 1) e Rockluso e DJ Fernando Oliveira (sábado, dia 2).
Este ano a Avenida Nossa Senhora do Castelo recebe a “Mangualde Indústria”, a MangualdeMotor e a AgroMangualde, onde também vai decorrer o II Concurso Concelhio de Ovinos Serra da Estrela.
“Teremos ainda a oportunidade de receber o presidente da Câmara de Lempdes, e uma delegação de Le Puy-en-Velay, com quem temos acordos de geminação. Será uma oportunidade para divulgarmos as nossa tradições e identidade por estas cidades francesas”, afirma o autarca.
Este ano, A Feira dos Santos irá contar com a transmissão em direto, no domingo, no programa “Aqui Portugal” na RTP 1.