Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

LIFE WolFlux apresentou os resultados finais do projeto que termina este mês


O Auditório da Câmara Municipal de Pinhel recebeu esta segunda-feira a sessão final de apresentação de resultados do projeto LIFE WolFlux, projeto dedicado ao lobo-ibérico a sul do rio Douro que termina este mês depois de ter arrancado em 2019 e que deixa resultados fundamentais, mas que precisam agora de continuidade no futuro.

 

O projeto LIFE WolFlux, que teve o objetivo principal de promover as condições ecológicas e socioeconómicas necessárias para apoiar uma subpopulação de lobo ibérico viável a sul do Rio Douro, arrancou em 2019, com a coordenação da Rewilding Portugal, em parceria com a Universidade de Aveiro, a Zoological, a Rewilding Europe e a ATNatureza, financiado pelo programa LIFE da Comissão Europeia e também cofinanciado pelo Endangered Landscapes and Seascapes Programme (ELSP).

 

Nos últimos praticamente seis anos, até 2024, uma série de ações foram implementadas no sentido de reduzir as principais ameaças a este grande carnívoro. Mais especificamente:

  • Reduzir conflitos com a pecuária, promovendo a coexistência;
  • Reduzir a caça furtiva e os incêndios causados pelo Homem, particularmente em centros de atividade;
  • Aumentar o conhecimento sobre o corço na área do projeto e aumentar a disponibilidade de presas silvestres para o lobo;
  • Desenvolver uma estratégia que promova produtos de valor acrescentado relacionados com o lobo (produção agrícola de alimentos, turismo, etc.) e a melhoria da sua integração no mercado;
  • Aumentar a tolerância e atitudes positivas em relação ao lobo ibérico.

A área de intervenção do projeto incluiu toda a área de distribuição do lobo a sul do rio Douro, incluindo também as áreas de presença irregular, principalmente abrangidas pelos distritos da Guarda, Viseu e Aveiro. Ao longo de 6 anos a equipa do projeto trabalhou com mais de 130 criadores de gado para melhorar a prevenção de prejuízos de predadores nas explorações pecuárias, com caçadores para melhorar o habitat para o corço, com as autoridades para reduzir o número de laços e furtivismo no terreno e com empreendedores locais para promover o turismo de natureza e produtos locais baseado na espécie, mas não só, procurando ser abrangente e holístico na sua abordagem.

 

Com esta apresentação pública de resultados, que contou com a presença dos vários parceiros do projeto, outras entidades oficiais, produtores de gado e interessados, serviu como a oportunidade ideal de dar a conhecer o trabalho realizado e promover o convívio e a troca de experiências e ideias do que falta fazer.

 

Foi apresentado o projeto de forma genérica, a evolução da população de lobo-ibérico e respetivas presas na área do projeto e a monitorização da sua presença e densidade, as medidas de prevenção de prejuízos adotadas e os seus resultados positivos para os produtores de gado locais, as alterações nas percepções das comunidades locais ao longo dos vários anos de projeto, e ainda a evolução do desenvolvimento económico que o projeto potencializou na região neste período.

 

Muito em breve, serão publicados vários artigos que apresentarão estes resultados ao público em geral, assim como um relatório final que compilará toda esta informação e que estará disponível em papel e em formato digital de forma totalmente aberta e pública.

 

Se pretender saber mais sobre o projeto, pode aceder a toda a informação corrente na sua página oficial aqui: https://rewilding-portugal.com/pt/life-wolflux/