
Covilhã apoia associações do concelho com 400 mil euros
A Câmara Municipal da Covilhã procedeu à entrega dos contratos-programa de apoio a associações do concelho, num total global de 400 mil euros, valor que permite alcançar uma verba que já ultrapassa os 2,5 milhões de euros atribuídos ao movimento associativo, ao longo dos últimos 7 anos.
Enquadrada nas Comemorações do 25 de Abril, esta cerimónia contou com a presença dos dirigentes associativos, do presidente da Câmara da Covilhã, Vítor Pereira, e do vereador do Associativismo, José Miguel Oliveira, afirmando-se como mais um reconhecimento público da importância que as coletividades têm no desenvolvimento local concelhio.
Este ano, os contratos abrangem 114 instituições e são estabelecidos no âmbito do Regulamento de Apoio ao Associativismo, distribuídos pela linha de apoio à “Atividade Regular” (250 mil euros) e pela linha de apoio ao “Investimento e Aquisição de Equipamentos” (150 mil euros).
A estes valores vão somar-se ainda cerca de 50 mil euros relativos à Atividade Supra Concelhia, numa linha que deve abranger aproximadamente 35 associações.
Sublinhado que o movimento associativo da Covilhã é um motivo de orgulho, Vítor Pereira destacou a “forma apaixonada” com que os dirigentes se dedicam aos projetos que se propõem concretizar nas coletividades, tendo ainda vincado papel que o associativismo teve para que Abril se concretizasse, em particular na Covilhã.
José Miguel Oliveira salientou o caminho que o Município percorreu, lado a lado, com as associações e dirigentes, nomeadamente, com a criação do Regulamento que introduziu critérios transparentes à atribuição dos apoios.
Num balanço da ação dos últimos 7 anos, período de vigência do Regulamento de Apoio ao Associativismo, o vereador salientou o crescimento verificado, quer no número de candidaturas apresentadas, quer das coletividades abrangidas e enalteceu o “exemplo do serviço público” das associações e respetivos dirigentes.
A cerimónia de entrega dos contratos-programa contou ainda com um momento musical protagonizado por Maria Branco e Rúben de Matos.