Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

PSD de Fornos de Algodres divulga nota de imprensa


Recebemos na nossa redacção a seguinte, nota de imprensa,do PSD de Fornos de Algodres, que passamos a transcrever

“Em defesa da liberdade de expressão e da participação dos jovens na vida democrática
Na sequência de um episódio lamentável ocorrido ontem na Assembleia Municipal, o PSD de Fornos de Algodres, não pode deixar de expressar a sua profunda indignação e repúdio pela forma como uma jovem de 25 anos foi destratada publicamente por um responsável político de elevada posição como é o Presidente do Município de Fornos de Algodres, Dr. Manuel Fonseca.
Durante a sua intervenção, a jovem exerceu o seu pleno direito à palavra num espaço democrático, levantando questões legítimas sobre o papel da sociedade na criação de
condições dignas para os jovens em áreas como o emprego, a habitação e a fixação no território.
Fê-lo de forma construtiva, respeitosa e com a coragem de quem acredita que a política deve estar ao serviço das pessoas, e não o contrário.
O tom ameaçador e autoritário com que foi respondida, culminando com a ameaça de um processo judicial, constitui não apenas um ataque pessoal, mas também uma tentativa inadmissível de silenciar o pensamento crítico e de limitar a liberdade de expressão — valores que o 25 de Abril conquistou e que continuamos a defender com firmeza.
É particularmente grave que, numa semana em que celebrámos 50 anos da Revolução dos Cravos, uma jovem cidadã seja intimidada por exercer um dos mais fundamentais direitos democráticos.
Como disse Francisco Sá Carneiro, “A democracia constrói-se pelo exercício da liberdade e não pelo seu condicionamento”.
Atitudes como a demonstrada pelo Presidente da Câmara Municipal, não só atentam contra a liberdade de expressão, como envergonham todos aqueles que, de esquerda a direita, ajudaram a fundar a democracia portuguesa — incluindo muitos militantes do próprio partido deste autarca, o Partido Socialista, que certamente não se revêm nesta postura autoritária e intimidatória.
A democracia exige respeito, escuta e coragem para enfrentar o contraditório — não ameaças nem silenciamentos.
É de repudiar que um autarca com tamanha responsabilidade desonre os valores que deve representar.
Em nome da bancada da coligação e em nome do PSD de Fornos de Algodres, manifesto total solidariedade para com a jovem visada e reafirmo o nosso compromisso inabalável com a liberdade, a dignidade e a participação dos jovens na vida pública.
25 de Abril sempre, com coragem e com voz.
Fornos de Algodres, 30 de Abril de 2025”