Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

MANGUALDE:Modelo da Academi@ STEM reconhecido no Chipre


O modelo desenvolvido pela Academi@ STEM de Mangualde voltou a ser elogiado e apontado como um exemplo a seguir, pelos representantes dos diversos países que participaram no “Educating the Educators V”, um encontro internacional que decorreu no Chipre, a 8 e 9 de maio.

Este evento, referência mundial na área da Educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), reuniu especialistas, investigadores e educadores de todo o mundo para discutirem os desafios e as oportunidades da educação científica e matemática no século XXI.

“Constatámos, mais uma vez , que o modelo que estamos a implementar é altamente reconhecido no estrangeiro, tal como em Portugal, pelo facto de a Câmara Municipal de Mangualde, ser a única que tem a visão de investir numa equipa especializada, exclusivamente dedicada a desenvolver o projeto STEM junto da comunidade escolar, que é o que nos permite concretizar este projeto de forma diferenciadora”, explica Fábio Ribeiro, coordenador da Academi@ STEM de Mangualde, que testemunhou os elogios , durante o encontro internacional.

Um dos aspetos diferenciadores deste projeto prende-se com o facto de a Academi@ STEM adaptar os currículos à realidade local. Além de instituições de ensino, o projeto tem como parceiras várias empresas do concelho, que recebem os alunos para desenvolverem atividades práticas que elaboraram em conjunto com a equipa STEM.

“Este é um aspeto que nos distingue porque os alunos não se limitam a fazer uma visita guiada a um local. Efetivamente, aprendem a aplicar os conhecimentos teóricos, o que lhes permite compreender e valorizar as matérias de forma mais efetiva e, consequentemente, a alcançarem uma aprendizagem mais sólida”, explica o especialista em Educação STEM.

“O nosso projeto causa muito impacto, pelo que chegámos a ouvir, nomeadamente de Agueda Gras-Velazquez – uma referência europeia na área da educação STEM – porque não existem em Portugal mais academias STEM como a de Mangualde?”, recorda Fábio Ribeiro.

Durante o “Educating the Educators V” discutiram-se os desafios e as oportunidades da inteligência artificial na educação, realizaram-se workshops, visitas a um dos Centros de Educação Ambiental, etc. Os diversos atores ligados ao movimento STEM na Europa concluíram que, no futuro, é prioritário reforçar o investimento na educação STEM.

“Este evento internacional só demonstra, mais uma vez, que estamos na linha da frente ao apostarmos forte na educação STEM, que usa a tecnologia para despertar o interesse dos nossos alunos pelas áreas científicas e tecnológicas, com frutos que veremos num futuro próximo, o que nos orgulha muito”, conclui o vereador com o pelouro da Educação, Rui Costa.

A Academi@ STEM de Mangualde é a única que detém, em simultâneo, dois selos de excelência ao ter voltado a conquistar o selo STEM School Label Expert, mantendo-se como a única escola em Portugal com a mais alta distinção na Educação STEM. Foi-lhe também atribuído o novo selo NBS School Expertise da plataforma Scientix (European Schoolnet), por implementar soluções baseadas na natureza.