
Opinando: O resumo dos debates CM Viseu Autárquicas 2021 de Miguel Guedes membro do Núcleo de Viseu da Iniciativa Liberal
O meu resumo dos debates CM Viseu Autárquicas 2021
A uma semana das eleições autárquicas já todos os candidatos tiveram oportunidade de apresentar a sua ideia do que querem para Viseu. Contudo, nestas eleições uma lufada de ar fresco chegou à política Viseense. Pela primeira vez um partido, a Iniciativa Liberal, apresentou inicialmente um programa com propostas e medidas muito objetivas e só depois apresentou os candidatos.
Vários foram os debates realizados em diferentes meios de comunicação. Lamentavelmente, o último dos debates, transmitido por um canal televisivo privado, decidiu que nem todas as candidaturas deveriam ter a oportunidade de apresentar os seus projetos. Em pleno século XXI numa sociedade que se quer plural e integradora, este critério editorial por parte da direção desse canal privado parece-me, no mínimo, incongruente, afinal a igualdade de direitos é um dos princípios fundamentais da Democracia.
Mais estranho ainda se tivermos em conta que antes desse debate uma sondagem, a única conhecida para o Município até à data, colocavam, por exemplo a candidatura da Iniciativa Liberal, como sendo a terceira nas intenções de voto dos Viseenses…
Mas ultrapassando este caso, concentremo-nos na análise do que cada candidatura apresentou para Viseu:
Fernando Ruas (PSD)
Para além de rejeitar participar no primeiro debate televisivo, o discurso deste candidato limita-se praticamente a “…eu fiz…”. Não é conhecido um programa à candidatura do PSD, o que se sabe, até ao momento, é que Fernando Ruas anuncia que fez e que vai avaliar o que está a ser feito. Muito pouco sumo para uma laranja que anuncia “Confiança no Futuro”.
João Azevedo (PS)
Começou o ciclo de debates arremessando o PRR como proposta para o município, pseudoargumento usado por todos os candidatos autárquicos do PS e que nesta reta final é até utilizado pelo seu secretário-geral e primeiro-ministro.
À parte do discurso redondo e vazio, João Azevedo diz que Viseu necessita de indústria para que os Viseenses não tenham necessidade de se deslocar para os concelhos limítrofes, esquecendo-se que, provavelmente, muitos deles preferiram sair dos seus concelhos para viver em Viseu.
João Azevedo pode saber muitos números sobre os principais indicadores, mas no fundo mostrou não saber interpretá-los. Só quando Fernando Figueiredo (IL) apresentou como objetivo desburocratizar os procedimentos de licenciamento e eliminar as taxas, é que João Azevedo se aventou a fazer a promessa de em seis meses lançar uma “caixa administrativa”, para acelerar os licenciamentos.
As restantes propostas resumem-se, à fantasiosa discussão sobre o IP3, comboio, Universidade e centro radiológico, onde até foi corrigido pelo candidato da Iniciativa Liberal.
Fernando Figueiredo (IL)
Ainda antes de ser apresentado como candidato já este partido tinha apresentado o seu programa com 100 propostas para Viseu. Como Fernando Figueiredo referiu, mais importante que as pessoas são as ideias apresentadas para Viseu.
Fernando Figueiredo e a Iniciativa Liberal têm feito uma campanha totalmente diferenciadora do que os Viseenses estão habituados. Com o orçamento mais baixo é o partido que melhor tem sabido capitalizar as redes sociais. Corrigiu e bem Fernando Ruas e João Azevedo quando ambos debitaram os números do Pordata, pondo fim a esse capítulo.
Apresentou a ideia de que o comboio é do interesse de qualquer Viseense, porém deverá ser feito um minucioso estudo prévio que garanta a rentabilidade desta ligação pois sabe-se que caso não seja sustentável, o comboio estará no topo da lista dos cortes na despesa em alguma crise futura…
Apresenta ideias realistas e exequíveis sempre com vista à melhoria da qualidade de vida dos munícipes. Desde a redução dos impostos à desburocratização dos serviços municipais, preocupação com o ensino, ambiente são várias as propostas deste candidato. Não é de estranhar que pela primeira vez que este partido concorre a eleições autárquicas no município de Viseu, se coloque como a mais provável terceira força política!!!
Pedro Calheiros (Chega)
Este candidato foi o que mais proveito, na minha opinião, tirou dos debates. Dada a impreparação total, chega a assumir que concorda com todas as propostas apresentadas pelos outros candidatos. Parece que foi a forma que este partido encontrou, em Viseu, para apresentar propostas.
Esta candidatura apenas serve para aumentar a visibilidade do partido, não tendo qualquer conteúdo ou ambição.
Nuno Correia da Silva (CDS)
Pelos debates ficamos a saber que se trata de, pelo menos, uma segunda escolha, uma vez que o CDS nacional acenou com uma coligação a Fernando Ruas.
Discurso redondo ao estilo aristocrático sem grandes ideias para o futuro.
Perdeu-se no estádio dos “emirates”, no SOSbabysitting, nas “yields” e pouco mais acrescentou.
Manuela Antunes (BE)
No terceiro debate apresenta, ao jeito de Fernando Figueiredo, o programa eleitoral, que assenta essencialmente em serviços gratuitos, muito à imagem do Bloco de Esquerda nacional. Tal como a estrutura Nacional do seu partido parece desconhecer que todos os serviços públicos têm um custo. Não há serviços públicos gratuitos, tudo é financiado pelo orçamento de estado, que sobrecarrega com impostos os contribuintes.
Esteve francamente mal quando na questão da descentralização de competências diz ser contra alegando a pseudo corrupção e nepotismo camarário como argumento, esquecendo-se que caso fosse eleita tal escrutínio passaria por ela.
Francisco Almeida (CDU)
Essencialmente criticou, e bem, o esquecimento do interior e de Viseu por parte do governo central em geral e do PRR em particular. É estranha esta posição pois parece que não se apercebeu que os últimos 6 orçamentos de estado e o próprio PRR foram aprovados pelo seu partido, que é quem suporta o governo PS.
Perdeu-se ao falar da Gralheira, Serra da Estrela entre outros.
Análise feita às propostas deixo um tópico para ajudar os indecisos.
Leia atentamente os diferentes programas e vote na candidatura que achar mais merecedora do seu voto, sem olhar ao símbolo do partido!!
Miguel Guedes – Membro do Núcleo de Viseu da Iniciativa Liberal