Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Encontro de Formação de Arbitragem da AF Guarda


(Fonte: AF Guarda; Fotos: AF Guarda)

 

O passado sábado foi importante para a Arbitragem da AFGUARDA.

Foi um dia preenchido de testes, formação, aprendizagem e partilha.

O dia iniciou-se com provas físicas no Campo do Zambito para árbitros e assistentes, seguindo-se no Paço da Cultura os testes escritos.

Após o almoço e no mesmo Paço da Cultura na Guarda, decorreu pelas 14 horas, o Encontro de Formação da Arbitragem da Associação de Futebol da Guarda.

O início deste encontro teve a intervenção de Daniel Soares, Presidente do Conselho de Arbitragem da AF Guarda que agradeceu a presença de todos, desejando enormes sucessos aos árbitros da AFGUARDA.

Paulo Costa, Vice-presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol, focou a sua intervenção na imagem e na importância do árbitro em se preocupar somente em arbitrar preparando-se fisicamente e psicologicamente.

Paulo Costa teve uma intervenção sustentável e conhecedora da realidade actual da Arbitragem da Guarda.

Aproveitou também para referir o apoio e a confiança que o Conselho de Arbitragem da FPF mantém no Conselho de Arbitragem e Direcção da AFGUARDA. “Ao contrário de outras associações, a AF Guarda vive os problemas dos árbitros. Os árbitros não podem ser reféns de amizades que possam existir. O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol está em perfeita sintonia com o Presidente Amadeu Poço”.

A terminar referiu ainda que “a Arbitragem da Guarda irá ter uma grande prenda no Natal”.

Amadeu Poço, Presidente da AF Guarda, no uso da palavra agradeceu a presença de todos começando por referir o total apoio e confiança no Conselho de Arbitragem da Associação Futebol da Guarda. “Os árbitros têm toda a confiança da Associação e estamos sempre disponíveis para os ouvir e resolver os seus problemas”, Amadeu Poço não esqueceu a prestação permanente do Renato Gonçalves, que deveria ser um exemplo para todos, pois nunca abandonou a AF Guarda, não obstante ter atingido o mais alto grau de arbitragem nacional. “Preocupem-se principalmente com a vossa imagem, pois são a imagem da AF Guarda e procurem evoluir preocupando-se com a vossa atividade sem se prejudicarem em alimentar interesses de terceiros”, referiu ainda que “não está preocupado com prejuízos provocados por terceiros à AF Guarda, mas com os árbitros, que podem sair machucados”.

Quanto às tentativas de terceiros tem a certeza que não vai prejudicar a AF Guarda, mas poderá machucar os árbitros, que é o que mais preocupa o Presidente da AF Guarda.

Foi ainda homenageado pela Direcção e Conselho de Arbitragem da Associação Futebol Guarda o jovem Francisco Afonso pelo primeiro lugar alcançado no recente ENAJ 2021, sendo o melhor na vertente de futebol.

Após as intervenções, o árbitro internacional João Pinheiro fez uma apresentação brilhantíssima com o título “Carreira Sustentada”, onde contou o seu percurso desde o primeiro jogo até ao momento, focando como principal segredo do sucesso o ACREDITAR .

Este encontro da Arbitragem da AFG terminou com uma formação interna de reciclagem.