
Novos Órgãos Autárquicos Municipais de Fornos de Algodres tomaram posse hoje
Novos Órgãos Autárquicos Municipais de Fornos de Algodres tomam posse no dia 18 de outubro
O Centro Cultural António Menano recebeu esta segunda-feira a tomada de posse dos novos órgãos autárquicos de Fornos de Algodres para o quadriénio 2021-2025
Nesta segunda-feira, pelas 10 horas, tomaram posse no Centro Cultural António Menano os novos órgãos autárquicos (Câmara Municipal e Assembleia Municipal). A sessão foi conduzida pelo Presidente cessante da Assembleia Municipal, Carlos Costa.
Dada a situação pandémica, a tomada de posse decorreu com algumas restrições. Assim, apenas estiveram presentes os novos membros eleitos para o quadriénio 2021-2025. Todavia, a sessão foi transmitida, na página oficial de Facebook do Município, para que possa ser acompanhada por todos os fornenses.
Manuel da Fonseca, Presidente reeleito do Município, discursou momentos antes de ter lugar a 1º Assembleia Municipal.
Para este quadriénio espera que a oposição seja construtiva e que possam trabalhar juntos em prol do objetivo comum, o de potenciar Fornos de Algodres como território do interior.
Recordou e relembrou aos presentes o que foi feito no concelho, desde 2013, ano em que foi eleito pela primeira vez.
A restruturação financeira de que foi alvo o município, através da renegociação da dívida. Foram assinados, pela primeira vez, os acordos de execução com todas as Juntas de Freguesia. O orçamento participativo envolveu Juntas de Freguesia, associações e grupos de cidadãos. A construção da primeira fase do canil municipal de Fornos de Algodres. O conjunto de medidas acionadas para dar apoio aos mais vulneráveis durante a pandemia covid.
Mas “ainda falta muito por fazer”, afirmou Manuel da Fonseca. O Presidente reeleito partilhou com os presentes as iniciativas para levar a cabo nos próximos quatro anos.
O projeto da Zona Industrial de Juncais, cujo financiamento já foi apurado. E, desta forma, contribuir para o aumento das ofertas de emprego e consecutivamente para a fixação das camadas mais jovens no concelho.
O contínuo apoio aos agricultores e produtores de queijo. O novo mercado municipal que pretende a criação de um espaço mais versátil, não apenas para a feira quizenal ou a feira do queijo, mas para um conjunto de eventos a acontecer.
“Com as novas competências na área da educação, vamos continuar a trabalhar com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, com o Instituto Politécnico da Guarda e a Associação de Pais para que a nossa escola continue a ser uma instituição de referência”, afirma o Presidente do Município de Fornos.
Consciente da problemática social no concelho, o município espera estar ainda mais perto dos que necessitam. “Vamos continuar a trabalhar com estas intuições de ação social. Somos dos poucos municípios que disponibilizou, por exemplo, um plano de formação a todos os funcionários das IPPS, remata.
Ao finalizar o seu discurso, o presidente alerta para a questão da mobilidade, as opções de transporte no município são ainda escassas ou insuficientes para a população residente. Existem também algumas zonas no concelho sem acesso à internet.
O Munícipe promete um diálogo construtivo com todos os Órgãos Municipais e Juntas de Freguesia mantendo a sua disponibilidades para abraçar novos projetos.
Depois deste momento, a Assembleia Municipal eleita a 26 de setembro, reuniu-se pela primeira vez no Centro Cultural da vila, com o objetivo de eleger os membros da mesa.
Foram eleitos, com 19 votos a favor e 9 em branco, como Presidente da Assembleia Municipal, Raquel da Conceição Sequeira Batista, como primeiro secretário, Teresa Maria de Almeida Rodrigues Pinto e, como segundo secretário, Francisco Miguel Gomes Inácio.
Margarida Almeida