
Quatro filmes da região Centro de Portugal premiados no Festival ART&TUR
Evento terminou no dia 29 de outubro em Aveiro, com a entrega de prémios aos vencedores.
Terminou, em Aveiro, a 14.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Turismo – ART&TUR, um dos eventos mais prestigiados a nível mundial na área do audiovisual para turismo.
Na Gala de Prémios, que decorreu no Centro de Congressos de Aveiro, foram anunciados os filmes vencedores das duas competições paralelas – Nacional e Internacional -, nas duas áreas elegíveis: documentários e vídeos promocionais.
Na cerimónia, com discurso de boas-vindas da Secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e com apresentação da atriz Sónia Balacó, foram entregues os troféus aos titulares dos filmes vencedores, distinguidos pelo júri internacional do Festival, constituído por 34 peritos de 19 países.
Quatro filmes produzidos e filmados na região Centro de Portugal foram premiados no certame. O filme “Corpo e Alma / Heart and Soul”, das Aldeias Históricas de Portugal, venceu o 1.º prémio nas categorias “Produtos Turísticos”, “Impacto Emocional”, “Qualidade Técnica” e “Vídeos Promocionais até 15’”, todas da competição nacional, e o 1.º prémio nas categorias “Tourism Products” e “Technical Quality”, da competição internacional. Pode ver o filme aqui: https://vimeo.com/533292954.
Também o filme “Ermida de São Simão”, de Figueiró dos Vinhos, ganhou o 1.º prémio nas categorias “Cultura & Património”, “Aventura & Expedições” e “Conceito”, todas da competição nacional, e o 2.º prémio nas categorias “Culture & Heritage” e “Tourism Destinations: Cities/Local”, da competição internacional. Pode ver o filme aqui: https://bit.ly/3ClHYPM.
Já o filme “EPIC Climbs”, da Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões, venceu o 1.º prémio na categoria “Desporto & Lazer” e o 2.º prémio em “Produtos Turísticos”, da competição nacional, além do 2.º prémio na categoria “Adventure & Expeditions”, da competição internacional. Pode ver o filme aqui: https://bit.ly/3GD4Eh9.
Finalmente, o filme “d’Orfeu AC Vida Selvagem”, da Associação Cultural d’Orfeu, de Águeda, venceu o 2.º prémio na categoria “Música & Dança”, da competição nacional. Pode ver o filme aqui: https://bit.ly/3pGYtlX.
Na competição nacional, triunfou a série de 9 episódios “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”, realizada por Marcelo Meireles Maia e produzida pela Wild Douro Lda, para a Associação Turismo do Porto e Norte. Nesta série, “Gabo the Guide”, com a sua energia contagiante e sua curiosidade, consegue levar-nos numa impressionante viagem pelo Norte de Portugal, revelando histórias e tradições, belíssimas paisagens e ambientes bucólicos, convidando-nos a desfrutar do vasto património cultural e gastronómico da região e a experimentar variadíssimas atividade de lazer. Pode ver os teasers de cada episódio aqui: https://bit.ly/3pHMxR5.
Na competição internacional, destacam-se dois grandes vencedores. O Grande Prémio da área dos filmes promocionais foi para o filme austríaco “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”, dirigido e produzido por friendship.is GmbH. Este filme oferece uma nova compreensão de qualidade de vida, que abrange a vida quotidiana e as férias, e convida os visitantes a fazer uma viagem por Kitzbühel. Analisando as tendências desta nova geração de turistas, focadas na individualidade, novas formas de família e mobilidade sustentável, este filme promove o potencial de um futuro com os valores essenciais da marca Kitzbühel. Pode ver o filme em: https://vimeo.com/508343070.
Já na área dos documentários, o grande prémio foi o filme alemão “Slow Travel versus Fast Tourism”, dirigido e produzido por Andreas Ewels e Nera Smiljanic. Este documentário fala de como a situação do Covid-19 mudou a indústria do turismo e como em toda a crise também existe uma oportunidade. As perguntas que surgem são: a crise pode mudar o turismo para sempre? Os viajantes e a indústria aprenderão com os erros do passado? O turismo do futuro cuidará mais do meio ambiente e dos seus habitantes? Pode ver o trailer do filme aqui: https://bit.ly/3Cnigu2.
Novo filme promocional de Aveiro estreou no Festival
Um momento alto do ART&TUR foi a estreia do novo filme promocional da cidade de Aveiro, intitulado “Time Switch”, que aconteceu na Gala de entrega de prémios. Realizado pela Eureka Filmes, com direção de Marco Calábria e Bruno Nishino, direção de fotografia de Leandro Miranda e direção de produção de Alcides Costa, o filme tem a particularidade de ter sido rodado durante a semana do festival, em Aveiro.
Os protagonistas do filme, que pode ver em https://youtu.be/wo7XuK2rzBw, são Sancho Vieira, jovem ator da MUSA – Escola de Música e Artes de Aveiro, e o professor Henrique Silva, ex-vereador da CM Figueira de Castelo Rodrigo.
“Time Switch” é a história de um jovem apressado, estagiário no setor do atendimento turístico, que recebe um turista que é o seu oposto, para quem o tempo é para ser desfrutado mais devagar. Nos poucos dias que passam juntos, o jovem percebe que o tempo é valioso quando paramos para prestar atenção.
Aveiro é o palco privilegiado para este filme promocional da Eureka Filmes, que contou com o apoio da Centro de Portugal Film Commission, Turismo Centro de Portugal e Câmara Municipal aveirense.
Novidade nesta edição foi também o concurso “Blogging Aveiro”, criado com o objetivo de distinguir as melhores reportagens de bloggers sobre a cidade e a região de Aveiro, nos últimos 2 anos. O vencedor foi o artigo “Cores de Aveiro” de Ana Cristina Borges, do blog “Viajar Porque Sim”, disponível aqui: https://bit.ly/3jJLXOG.
Lista completa de vencedores do Festival ART&TUR Aveiro 2021:
Competição Nacional:
Artes & Criatividade
• 1º Prémio – “Sky Base One”
• 2º Prémio – “Shaping and glazing an unique project”
Cultura & Património
• 1º Prémio – “Ermida de São Simão”
• 2º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
Música & Dança
• 1º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
• 2º Prémio – “d’Orfeu AC Vida Selvagem”
Destinos Turísticos: Cidades/Locais
• 1º Prémio – “Bragança. Naturalmente!”
• 2º Prémio – “Cascais”
Destinos Turísticos: Regiões
• 1º Prémio – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2º Prémio – “We call it Alentejo”
Produtos Turísticos
• 1º Prémio –“Heart and Soul”
• 2º Prémio – “EPIC Climbs”
Serviços Turísticos
• 1º Prémio – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2º Prémio – “Its Always Now at Ombria Resort”
Hotéis & Resorts
• 1º Prémio – “Costa do Vizir Beach Village & SPA”
• 2º Prémio – “Montimerso – The Skyscape Countryhouse”
Aventura & Expedições
• 1º Prémio – “Ermida de São Simão”
• 2º Prémio – “Alentejo and Ribatejo – Caminhos de Santiago”
Desporto & Lazer
• 1º Prémio – “EPIC Climbs”
• 2º Prémio – “As voltas do Impossível, uma história real!”
Ambiente & Ecologia
• 1º Prémio – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
• 2º Prémio – “Natural Braga”
Sustentabilidade em Turismo
• 1º Prémio – “Its Always Now at Ombria Resort”
• 2º Prémio – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
Inovação em Turismo
• 1º Prémio – “Sky Base One”
Impacto Emocional
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
Originalidade
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Conceito
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• Melhor Filme – “Ermida de São Simão”
Qualidade Técnica
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
• Melhor Filme – “Sky Base One”
Campanhas Publicitárias
• Melhor Filme – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• Melhor Filme – “CM Alcoutim | Campanha” Documentários até 90’
• Melhor Filme – “Silêncio – Vozes de Lisboa”
• Melhor Filme – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
Vídeos Promocionais até 15’
• Melhor Filme – “Bragança. Naturalmente!”
• Melhor Filme – “Heart and Soul”
Grande Prémio:
• Melhor Filme da Competição Nacional – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Competição Internacional:
Arts & Creativity
• 1st prize – “Baldo y Tanit”
• 2nd prize – “Sky Base One”
Culture & Heritage
• 1st prize – “The Home of humanity”
• 2nd prize – “Ermida de São Simão”
Music & Dance
• 1st prize – “Silence – Voices of Lisbon”
• 2nd prize – “Menari: An Indonesian Dance Legacy”
Tourism Destinations: Countries
• 1st prize – “Imagine Travelstan”
• 2nd prize – “Time to #stayhome. Turn to nature and dream.”
Tourism Destinations: Regions
• 1st prize – “Seek different”
• 2nd prize – “Carinthia – Its my life!”
Tourism Destinations: Cities/Local
• 1st prize – “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”
• 2nd prize – “Ermida de São Simão”
Tourism Products
• 1st prize – “Heart and Soul”
• 2nd prize – “Valencia, destination of the Holy Grail”
Religious Tourism
• 1st prize – “Just sorry for my feet”
• 2nd prize – “O Teu Camiñar”
Tourism Services
• 1st prize – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
• 2nd prize – “The Home of humanity”
Hotels & Resorts
• 1st prize – “The Perfect Proposal”
• 2nd prize – “Prayer”
Adventure & Expeditions
• 1st prize – “A Journey”
• 2nd prize – “EPIC Climbs”
Sports & Leisure
• 1st prize – “Tamsui-Kavalan Trails Trilogy”
• 2nd prize – “Perfect Chapter Looking for Perfection”
Environment & Ecology
• 1st prize – “Jewels of the Alps – Italy`s Great Lakes”
• 2nd prize – “Long-Distance Migrants – Between the Tagus and the Arctic”
Sustainable Tourism Issues
• 1st prize – “The Soul of a Cyclist”
• 2nd prize – “Slow Travel versus Fast Tourism”
Innovation in Tourism
• 1st prize – “Sky Base One”
• 2nd prize – “Future of travel in Greenland: Flattening the curve of the Coronavirus”
Emotional Impact
• Best Film – “Love around the World”
• Best Film – “Wine Tales”
Originality
• Best Film – “Slow Travel versus Fast Tourism”
• Best Film – “#ChileCreatingFuture”
Concept
• Best Film – “Extremadura, everything you can imagine, where you wouldn’t imagine it”
• Best Film – “Attica. Greece in a Snapshot”
Technical Quality
• Best Film – “Lithuania. Discover Colours You Never Knew Existed”
• Best Film – “Heart and Soul”
Advertising Campaigns
• Best Film – “#ChileCreatingFuture”
• Best Film – “Visit Porto & North Travel Series with Gabo the Guide”
Commercials up to 1’
• Best Film – “We look forward to seeing you again. In Austria.”
• Best Film – “World Masters Game 2025 PR Movie”
Independent Films
• Best Film – “Two Deaf Travellers”
• Best Film – “Feelin Yunlin – A Wide-eyed Wander in Taiwan” Promotional Films up to 15’
• Best Film – “Wine Tales”
• Best Film – “Follow your instinct” Documentaries up to 90’
• Best Film – “A Year in Gorongosa”
• Best Film – “Love around the World” Short Documentaries up to 30’
• Best Film – “Slow Travel versus Fast Tourism”
• Best Film – “A Journey”
WebDocs
• Best Film – “Perfect Chapter Looking for Perfection”
Grand Prix
• Documentaries – “Slow Travel versus Fast Tourism”
Grand Prix
• Promotional Films – “Kitzbühel 365 – NEW Worlds, NEW Cosms, NEW Wonders”
Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.