
XI edição dos Encontros Cinematográficos no Fundão
A XI edição do seminário internacional dos Encontros Cinematográficos tiveram lugar, de 29 de outubro a 1 de novembro, n’ A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, no Fundão.
Esta iniciativa promove a reunião de vários participantes e cineastas de diferentes gerações e geografias.
Num evento que dá particular atenção ao cinema português e a realizadores emergentes, esta edição contou com um programa de quatro dias, com três sessões por dia, seguidas de debate, e com a participação dos autores Nelson Fernandes (Zina), João Dias, Manuela Serra, H.M.S. Pereira, Aya Koretzky, Rui Garrido, Sério Fernandes, Loukia Batsi e Marianna Stathaki (Programa completo em https://www.luzlinar.org/encontroscinemat…/encontros-2021/)
Nesta edição foi possível assistir, entre outros, à estreia do filme “Nós”, de Nelson Fernandes (Zina); a um debate sobre as políticas públicas de habitação e o papel da arquitetura, a partir de “As Operações SAAL”, de João Dias; à projeção, em cópia restaurada, de “O Movimento das Coisas”, de Manuela Serra; ao lançamento do livro “Os animais mortos na berma da estrada”, de H.M.S. Pereira; a um tributo ao cineasta de “Porto Porto”, Sério Fernandes; à publicação de um catálogo com textos sobre cada um dos filmes e entrevistas a todos os autores convidados.
A organização dos Encontros Cinematográficos 2021 é da ARS | luzlinar e do Município do Fundão, com a colaboração da Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, do Cineclube da Guarda, da Ordem dos Arquitectos – Secção Regional do Centro, do Jornal do Fundão, da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e do Colectivo “Rodopio na Cale”.