
Município de Fornos de Algodres recolheu 849 Kg de óleos alimentares usados
Depois de alargada a Rede de Oleões, em 2021, o Município de Fornos de Algodres recolheu 849 kg de óleos alimentares usados (OAU).
O Município de Fornos de Algodres em parceria com a Associação de Municípios da Cova da Beira, no ano de 2021, recolheu nos oleões e encaminhou para local licenciado, através da empresa “HARDLEVEL – Energias Renováveis, Lda”, 849 kg de óleos alimentares usados (OAU), para reciclagem. Comparando com o ano de referência (2017) que foram recolhidos 50 kg, estamos a falar de uma subida de mais de 1600%.
Para este aumento na recolha, contribuiu a remodelação e alargamento da rede de oleões, efetuada, pelo Município em 2019. Isto, em conjugação, com uma cada vez maior sensibilização e consciencialização da população, em relação à temática ambiental.
No caminho da sensibilização ambiental e da mudança de comportamentos, em parceria com a EPAL, o Município tem uma campanha intitulada “Não vá ao Engano! Lixo não é no Cano!”, cujo o objetivo é eliminar/mitigar o que é deitado para o cano de nossa casa, incluindo os Óleos Alimentares Usados.
É importante lembrar que a eliminação dos óleos alimentares usados (OAU), em locais não apropriados e através dos coletores urbanos, dificulta e onera os sistemas de gestão de águas residuais, com repercussões negativas ao nível das tarifas do saneamento, e comporta um risco associado de contaminação dos solos e das águas subterrâneas e superficiais.
Algumas recomendações de utilização:
- Coloque o óleo alimentar usado (OAU), após arrefecer, numa garrafa limpa.
- Quando a garrafa estiver cheia, enrosque bem a tampa.
- Deposite a garrafa bem fechada no oleão mais próximo.
Nunca deposite: a) Margarina; b) Manteiga; c) Óleo de motos; d) Óleo lubrificante e e) Outros resíduos.