
Projeto ‘Altamente’ em Fornos de Algodres dias 2 de abril e 11 de junho
O Município de Mangualde deu início ao Projeto Altamente, no passado domingo, dia 20 de fevereiro, com a primeira sessão de capacitação artística.
Uma das iniciativas delineadas para o ano 2022 que decorre no âmbito do Projeto Intermunicipal “Alto Mondego Rede Cultural”, envolvendo os Municípios de Mangualde, Nelas, Fornos de Algodres e Gouveia.
O projeto Altamente visa trabalhar a vertente da música, envolvendo os agentes locais. Desta forma, foram convidadas a integrar esta iniciativa as Associações Culturais locais, as Bandas Filarmónicas e os Ranchos Folclóricos.
Os elementos inscritos participarão em quatro sessões de capacitação na área da música, que contam com a presença de artistas de reconhecida experiência em matéria de criação e qualificação artística e cultural, que terão como missão a transmissão de conhecimentos e de novas técnicas artísticas, estimulando o desenvolvimento de um trabalho criativo e qualificado nas áreas das artes, em específico da música.
Nestas sessões serão trabalhadas novas competências alicerçadas na identidade cultural do território constituindo uma vantagem para as próprias entidades, para o território da rede cultural e para toda a envolvente regional, no sentido de alavancar a qualidade da oferta cultural.
Este trabalho de capacitação culminará com a realização de 8 espetáculos, dois em cada um dos quatro Municípios da Rede, com datas já previstas: Mangualde – 3 de abril e 10 de junho; Fornos de Algodres – 2 de abril e 11 de junho; Nelas – 23 de abril e 18 de junho; Gouveia: 10 de abril e 19 de junho.
O projeto ALTAMENTE é apoiado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.