
Crianças de Fornos de Algodres num dia inesquecível
Inserido nas celebrações do Dia Mundial da Criança, decorre durante o dia de hoje, no Quartel dos Bombeiros de Fornos de Algodres, um dia cheio de atividades para as crianças.
Um dia em que todas as crianças da Creche, dos Jardins de Infância e das Escolas do 1ºCiclo do Concelho vão ter oportunidade de participar em jogos, música, dança, acrobacias, pinos, insufláveis, acompanhadas da Companhia de Circo Malatitsch, numa organização do CLDS 4G Servir Fornos de Algodres.
As atividades assumem também um cariz lúdico-pedagógico, com temáticas variadas como a sustentabilidade ambiental, estilos de vida saudável, ou prática de uma cidadania ativa.
O Grupo de Intervenção Cinotécnico da GNR demonstra com sucesso como informação importante pode ser ensinada às crianças de uma forma leve e divertida, ao mostrarem o funcionamento do seu equipamento, os vários sons da sirene do carro da GNR, o teste do balão ao álcool e ainda o momento que levou as crianças ao rubro, ao serem colocadas em cima da mota da GNR.
Também os Bombeiros estão presentes neste dia, a fazer uma demonstração com as crianças, de todo o equipamento da ambulância de socorro, com o objetivo de “não ser algo que desconheçam ou estranhem” numa próxima vez que virem os objetos.
De forma a deixarem a sua marca, as crianças pintaram as suas mãos em telas que vão levar consigo para mostrarem aos pais, e recordarem este dia bem passado.
A adesão de todas as crianças é notável, participam com ânimo em todas as atividades, que ainda vão decorrer ao longo da tarde.
O projeto foi desenvolvido pelo CLDS4G Servir Fornos de Algodres, em colaboração com o Município de Fornos de Algodres, a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, a Guarda Nacional Republicana e a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Fornos de Algodres que se uniram na tentativa de proporcionar um dia único e inesquecível os jovens do município.