
Bastonário alerta para futuro incerto dos 235 novos médicos
235 novos médicos médicos vão especializar-se sem garantia de contrato no Serviço Nacional de Saúde (SNS). Esta quarta-feira, durante a sessão de integração dos novos clínicos, o bastonário da Ordem dos Médicos referiu-se às “deficiências como as que se veem na Guarda e em hospitais de referência”.
Miguel Guimarães, bastonário da Ordem dos Médicos, assistiu à sessão de integração de 235 jovens médicos que esta quarta-feira decorreu em Coimbra, e que representa uma nova fase da formação dos clínicos, cujo futuro é incerto, caso o SNS não abra vagas de especialidade.
Na ocasião, o bastonário referiu-se às “deficiências como as que se veem na Guarda e em hospitais de referência”.
“A falta de contratação de médicos especialistas põe a nu deficiências como as que se veem na Guarda e em hospitais de referência, como de Lisboa Norte, a Maternidade Alfredo da Costa ou o Hospital da Estefânia”, alertou Miguel Guimarães.
“É a chamada política ‘Centeno’ nas áreas de proximidade, com o défice próximo do zero, mas que enfraquece o SNS e prejudica o utente”, alertou o bastonário.