Fornos de Algodres acolhe Conferências da Estrela
A vila de Fornos de Algodres vai receber a 5ª edição das Conferências da Estrela 2018/2019, cujo tema é “os Produtos Locais: da sua preservação ao valor acrescentado”. As conferências, que irão percorrer nove municípios com nove temas diferentes, passarão por Fornos a 22 de janeiro, próxima terça-feira.
O evento vai decorrer no Salão Nobre da Câmara Municipal de Fornos de Algodres no próximo dia 22 de janeiro, pelas 19 horas, sob o lema “Os Produtos Locais: da sua preservação ao valor acrescentado”.
Durante nove meses, a Associação Geopark Estrela (AGE), entidade responsável pela candidatura da Estrela a Geopark Mundial da UNESCO, irá percorrer nove municípios com nove temáticas diferentes, que constituem as “Conferências da Estrela”.
A organização apela à participação da comunidade, incentivando a participação na construção deste futuro Geopark Mundial da UNESCO.
O Aspiring Geopark Estrela é um organismo que tem por missão contribuir para a proteção, valorização e dinamização do património natural e cultural, com especial ênfase no património geológico, numa perspetiva de aprofundamento e divulgação do conhecimento científico, fomentando o turismo e o desenvolvimento sustentável. Apostar na melhoria da qualidade de vida das populações dando amplo relevo à educação, ao desporto, às artes, à cultura e ao turismo, promovendo a competitividade territorial do destino Serra da Estrela são outros dos objectivos.
O raio de acção desta entidade é o território do Geopark Estrela, com uma área total de 2.737,72 Km2 e 171.668 habitantes, pertencentes aos municípios de Belmonte, Celorico da Beira, Covilhã, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Oliveira do Hospital e Seia.