As redes sociais são uma ferramenta ao serviço dos clubes.
As redes sociais como factor importante no posicionamento dos clubes junto dos adeptos e comunidades locais.
Não é só na organização interna, a nível técnico, ou das infraestruturas, que os clubes do futebol distrital têm evoluído.
O que se tem verificado nas associações e clubes,é que a comunicação e a gestão das redes sociais têm acompanhado a evolução dos tempos. Muitos clubes fazem antevisão dos jogos, acompanham-nos ao minuto, colocam os onzes nas plataformas digitais, outros até transmitem via streaming, e no final dão voz aos treinadores tal como se trabalha no futebol profissional. E para isso contam com colaboradores.
O poder das redes sociais é reconhecido em todo o mundo, contudo, no desporto muitos clubes ainda não as estão a explorar, sendo a sua dimensão o argumento mais comum.
Os clubes que se mantêm melhor posicionados no mundo digital, não são apenas os que têm melhores jogadores, mas sim aqueles que mantêm a assiduidade e renovam a frequência de publicações, permitindo aos adeptos que se sintam mais próximos dos atletas e das atividades diárias dos seus clubes.
Todavia, sabemos que quando as restrições orçamentais se impõem, a presença nas redes sociais pode tornar-se um grande desafio, quer por falta de tempo quer por falta de ideias para conteúdos.
Com a quantidade de ofertas que se encontra na internet, a melhor forma de “agarrar” o público é através de conteúdo útil e de confiança, e para os clubes desportivos não é diferente.
Que tal apostar em conteúdos que tragam valor tanto aos atletas,como ao público em geral.
Apostar em anúncios de eventos, resultados de jogos e torneios, fotografias e vídeos dos treinos e dos jogos, de treino individualizado, artigos sobre as principais regras das modalidades são apenas algumas ideias.
O importante é que todos sintam que naquela página encontram informações de qualidade!
Encorajar os adeptos, os atletas e os colaboradores do clube a partilhar as publicações permite que estas cheguem a mais pessoas, o que por sua vez aumenta a probabilidade de alcançar novos seguidores.
Numa era cada vez mais global e digital,os clubes de futebol têm vindo a aumentar muito significativamente os seus seguidores de todo o mundo que procuram ter experiências únicas e estar perto dos clubes que apoiam. As redes sociais têm um papel muito importante para satisfazer essas necessidades e os clubes devem utilizá-las para que os seus seguidores se sintam mais próximos dos mesmos
Os clubes também acompanham o como é importante as redes sociais.
Muito ainda está por percorrer,mas já temos indicadores de clubes com alguma implementação nas diferentes redes sociais.
Paulo Menano