
Bombeiros de Fornos de Algodres estão “preparados para atender a qualquer tipo de ocorrência”
O risco de incêndio em Fornos de Algodres têm-se mantido em muito elevado, vivendo-se assim, num período crítico até ao próximo dia 30 de setembro de 2021.
O Mais Beiras Informação, no passado dia 24 de agosto de 2021, mudou de escritório. Fomos até ao Quartel de Bombeiros, aqui, em Fornos de Algodres para falarmos com o comandante, José António da Costa Pereira.
“Felizmente não temos tido quase ocorrências, exceto no dia 22 e 23 de agosto, na mesma freguesia, em Figueiró da Granja, que continue assim até ao final da época”, confessa o comandante José António da Costa Pereira.
Os Bombeiros de Fornos de Algodres estão “preparados para atender a qualquer tipo de ocorrência” porque mantêm “uma equipa de intervenção permanente, a EIP que está sempre estacionada aqui no quartel”, prontos para “responder a qualquer ocorrência que surja, nomeadamente serviço de emergência de transporte de doentes, acidentes, etc”.
Todos os dias recebem informações, que esclarecem o ponto de situação do distrito, recebem alertas sobre a eventualidade de um incêndio, “se o incendio for numa freguesia qualquer, nós recebemos antecipadamente qual é a freguesia que tem mais perigo para esse dia, e é assim que vamos vigiando durante o dia, vamos atualizando sempre a nossa aplicação, o que é que nós temos de fazer e para onde temos de ir”.
As novas instalações “respondem melhor aos alertas que vamos tendo”, porque encontra-se bem situado, no entanto já começa a “ser pequeno para nós também, até porque já viaturas estacionadas lá fora e outras no quartel antigo”.
Os Bombeiros recebem várias formações ao longo do inverno para se prepararem melhor para o verão, não só a nível de incêndios, mas também para serviços de ambulâncias, serviços de emergência e de INEM.
Os mais jovens têm-se vindo a apaixonar pelo lema “Vida por Vida” e “este ano inscreveram-se 18 elementos”, nos Bombeiros de Fornos de Algodres.
José António da Costa Pereira é comandante há 30 anos, o comandante mais antigo do distrito.
Fornos de Algodres está em Risco Muito Elevado:
– É proibido fazer queimas e queimadas.
– É proibido o uso de fogareiros e grelhadores, salvo se usados nos locais autorizados.
– É proibido fumar ou fazer qualquer tipo de lume nos espaços florestais.
– É proibido o lançamento de balões de mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo de artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal.
– É proibido fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.
– É obrigatório usar de dispositivos de retenção de faíscas e de tapa-chamas nos tubos escape e chaminés das máquinas de combustão interna e externa e nos veículos de transporte pesados e 1 ou 2 extintores de 6 Kg, consoante o peso máximo seja inferior ou superior a 10 toneladas.