Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CCDRC elege finalistas do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento

São 10 os projetos finalistas da edição de 2021 do concurso de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável na Região Centro, promovido pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), em colaboração com os membros nucleares do consórcio Ageing@Coimbra (Universidade de Coimbra, Administração Regional de Saúde, Instituto Pedro Nunes, Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, Câmara Municipal de Coimbra, Escola Superior de Enfermagem de Coimbra e Cáritas Diocesana de Coimbra).

Foram admitidas a concurso 145 candidaturas, que traduzem uma grande diversidade institucional, temática e geográfica, sendo 7 da categoria Conhecimento+, 40 da categoria Saúde+ e 98 da categoria Vida+. As candidaturas apresentadas foram promovidas por cerca de 123 entidades de 81 dos 100 municípios da região Centro.
Os vencedores serão revelados no 8º Congresso Envelhecimento Ativo e Saudável, que decorrerá no dia 07 de dezembro de 2021, em Coimbra. Com esta atividade, a CCDRC, no contexto dos seus objetivos de desenvolvimento regional e valorização das dinâmicas territoriais, visa potenciar o reconhecimento e a divulgação dos projetos e iniciativas que promovem o envelhecimento ativo e saudável na região Centro.

Esta edição de 2021 apresenta a particularidade e a novidade de pretender também conhecer formas inovadoras de promover saúde e bem-estar, numa lógica de um envelhecimento ativo e saudável, induzidas ou implementadas no âmbito de todas as restrições decorrentes da pandemia provocada pela COVID-19.

As 10 boas práticas finalistas nas três categorias são:
Categoria Conhecimento+
• Carrinho A-Mexer, da AEVA – Associação para a Educação e Valorização da Região de Aveiro;
• Walk-ID, da Universidade de Aveiro.

Categoria Saúde+
• CENTR(AR): pulmões em andamento, da Universidade de Aveiro;
• Hospital amigo dos + velhos, do Hospital Arcebispo João Crisóstomo (HAJC);
• Mais Saúde no Trabalho, da Grestel – Produtos Cerâmicos, SA.

Categoria Vida+
• Aqui e acolá por onde andará? Maletas pedagógicas para trabalho com seniores, da Câmara Municipal de Torres Vedras;
• Maiores Pela Janela, da Câmara Municipal de Ílhavo;
• Palco em Casa, da Sociedade Artística Musical dos Pousos;
• Projeto de Inovação Social Ombro Amigo, da Fundação Dr. Agostinho Albano de Almeida;
• VirtuALL (Simbiose entre Inovação, Envelhecimento e Qualidade de Vida), da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego.