
CIFA inaugurado em Fornos de Algodres
O Município de Fornos de Algodres no passado dia 21 de agosto de 2021, pelas 18h, o novo Centro Interpretativo de Fornos de Algodres.
O objetivo é ter um Centro Interpretativo que seja um ponto de partida para todo o visitante que chega ao território, e partir do Centro Interpretativo, com base na informação que tem, à descoberta do território.
Dentro do Centro Interpretativo o percurso expositivo divide-se em duas partes: Património Natural e Património Cultural.
O Património Natural pertence à primeira parte do centro Interpretativo, portanto o visitante através da história que se conta fica a conhecer a história da evolução geológica, os habitats, fauna e flora, em suma fica a conhecer quais são as principais apetências naturais do território.
O Património Cultural começa com a pré-história e vai até ao século XX, onde divulgam os vestígios mais antigos identificados no concelho, que remontam aos 6 mil anos e vão evoluindo no tempo.
Há uma sequência cronológica que começa nos vestígios mais antigos, passa depois para os dolmens, evolui para o quarto terceiro milénio onde expõem as intervenções arqueológicas, segue-se para o período romano, de seguida o período medieval, avançando no tempo abordam os forais, passam para os produtos locais e assim termina o percurso, que mostra toda a riqueza de que Fornos de Algodres é feito!