Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CIM Viseu Dão Lafões :Apresentou , dia 7 de novembro, num workshop em Vouzela, os resultados do projeto europeu Life Nieblas,


Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões apresentou , dia 7 de novembro, num workshop em Vouzela, os resultados do projeto europeu Life Nieblas, em que participou de forma muito ativa durante três anos.

O projeto Life Nieblas – Reflorestação e Mitigação das Alterações Climáticas: Testes, Avaliação e Transferência de Métodos de Inovação Baseados na Recolha de Nevoeiro teve como âmbito a promoção de uma tecnologia inovadora: protótipos de coletores de neblina, que recolhem água da humidade da atmosfera e a reaproveitam para a recuperação de áreas florestais afetadas por incêndios e desertificação.

Liderado pela GESPLAN – Gestão e Planeamento Territorial e Ambiental, do Governo de Gran Canária, o projeto Life Nieblas foi testado em florestas autóctones de Espanha e Portugal.

Em Portugal, as intervenções tiveram lugar nos concelhos de Carregal do Sal e Vouzela, pertencentes ao território da CIM Viseu Dão Lafões, mais concretamente em áreas integradas na Rede Natura 2000, e integradas no Parque Natural Local Vouga – Caramulo, que foram devastadas pelos incêndios de 2016 e 2017. A reflorestação envolveu a plantação de espécies autóctones, como carvalho alvarinho, carvalho negral e sobreiro. Foram instalados coletores de nevoeiro e depósitos de água atmosférica, para posterior aproveitamento da água recolhida para rega das espécies florestais instaladas.

Ao longo da sua duração, o projeto mereceu alargada cobertura da comunicação social internacional, que incluiu a deslocação de televisões e publicações estrangeiras a Carregal do Sal e Vouzela, para reportagens sobre a tecnologia inovadora utilizada.