Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

CLDS 4G Servir Fornos de Algodres e AE Fornos de Algodres implementaram programas de empreendedorismo no 1º ciclo


O empreendedorismo é uma atitude de vida que precisa de ser construída e desenvolvida.

O CLDS 4G Servir Fornos de Algodres em colaboração com o Agrupamento de Escolas de Fornos de Algodres, decidiram implementar programas de empreendedorismo no 1º ciclo.

Os programas administrados foram:
A Família – 2º ano
A comunidade – 3º e 4º ano.

No Programa A FAMÍLIA foram tratados os seguintes temas:

 

[1º sessão – A família]
Partindo da análise de um poster, os alunos compreenderam melhor o que é uma família. Descobriram as semelhanças e as diferenças entre os elementos de uma família e o modo como trabalham em conjunto para melhorarem o lugar onde vivem.

[2º sessão – Necessidades e Desejos da Família]
Os alunos tomaram consciência de que todas as famílias têm que ter comida, roupa e casa para morar e começam a compreender a diferença entre uma necessidade e um desejo.

[3º sessão – As profissões dos membros da família]
Os alunos aprenderam que os empregos servem para as famílias satisfazerem as suas necessidades e desejos e fizeram desenhos dos membros da família a trabalhar.

[4º sessão – Onde encontrar o que as famílias necessitam e desejam]
Os alunos utilizaram um mapa colocado no chão para descobrirem onde os membros de uma família poderão obter as coisas que necessitam e que desejam. Interpretar símbolos em mapas.

[5º sessão – Como pagar o que as famílias necessitam e desejam ter]
Os alunos tomaram consciência da importância do trabalho para pagar as coisas que necessitamos e que desejamos.
Os alunos foram encorajados a obterem bons resultados na escola.

Foi explicado que todas as profissões requerem que as pessoas tenham competências diversificadas. Sublinhando-se a importância do que aprendemos na escola para o nosso bom desempenho em tudo o que fazemos.

Os alunos foram ainda questionados sobre as profissões que gostariam de ter quando crescessem.

Por fim, identificaram as competências necessárias para essas profissões e para explicarem de que modo a escola os ajuda a obter essas competências.