Covilhã: ASTA premiada em Espanha
O espetáculo SPECTRUM, criado e dirigido por Rui Pires, foi distinguido com o Prémio de Mejor Puesta en Escena [Melhor Encenação] em Sevilha, no Centro Internacional de Investigação Teatral.
A ASTA participou pela segunda vez na fase final do CENIT – Certamen de Nuevos Investigadores Teatrales, que este ano celebrou a 16ª edição. Recorde-se que a ASTA participou na primeira edição deste certame, onde também foi finalista, também com um espetáculo de Rui Pires, em 2009.
Este ano, foi alcançado um recorde de participantes, a concurso estavam inscritos 110 espetáculos, procedentes de 15 comunidades autónomas de Espanha, 11 países da Europa e América Latina. O espetáculo da ASTA já tinha anteriormente passado à fase final do certame, tendo o júri selecionado apenas 6 espetáculos para se mostrarem em Sevilha. A companhia covilhanense subiu a palco no passado dia 9 de novembro, juntamente com mais 5 companhias espanholas. O júri, composto por vários profissionais das artes, jornalistas e críticos de teatro, professores e estudantes de teatro, decidiu atribuir ao espetáculo SPECTRUM o Prémio de Melhor Encenação.
Este festival internacional é organizado pela companhia Atalaya – TNT (Teatro Novas Tendências) uma das mais prestigiadas de Espanha e tem como objetivo contribuir para a investigação teatral e para o desenvolvimento de novas formas do fazer teatral. Fugir do convencional e dos arcaicos convencionalismos e contribuir para que o teatro continue uma arte viva e em constante devir, são premissas que a organização ressalta em cada edição deste certamente. Sob o lema “um outro teatro é possível”, são já 1700 as propostas inscritas ao longo destes 16 anos de festival.
Recorde-se que SPECTRUM, é uma performance coreográfica multimédia, que estreou em setembro de 2023 no New Hand Lab, na Covilhã, tendo já sido apresentada em Bragança, Coimbra, Évora, Montemor-o-Novo, Serpa, Setúbal, Vila Praia de Âncora e San Sebastian (Espanha).
As próximas apresentações de SPECTRUM estão marcadas para o dia 30 de novembro, no Cine Teatro de Gouveia, e em janeiro de 2025 há já duas sessões agendadas no Teatro Municipal da Guarda.
A equipa de SPECTRUM, liderada por Rui Pires, é composta por Edmilson Gomes, na interpretação, João Gomes como assistente de direção, tendo também assumido também a fotografia e o teaser do espetáculo. A música original está a cargo de Henrique Vilão, que juntamente com Tiago Damas são responsáveis pelo vídeo do espetáculo. Este último assina ainda a imagem e desenho. O desenho de luz é de Pedro Fonseca/coletivo, ac, que combina com Nuno Madaleno a operação técnica. A cenografia e guarda-roupa são da responsabilidade de Rui Pires, e os adereços estão a cargo de Sérgio Novo. A produção executiva é de Carmo Teixeira que contou com o apoio de António Abernú, Helena Ribeiro e Sérgio Novo. Na comunicação e redes sociais está Helena Ribeiro e o cartaz é de Pedro Velho.
Fotografia: Inês Sambas