Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Entrevista a Cláudio Baptista, jogador dos Vilanovenses


O MaisBeiras Informação foi entrevistar um dos jogadores mais históricos do Vilanovenses, segundo classificado desta edição do campeonato distrital da Guarda, Cláudio Baptista, mais conhecido por Copas no mundo do futebol. Muitos anos de casa e ainda muita vontade de jogar, revelando também ter vontade de no futuro transitar para o percurso de treinador no futebol e manter essa ligação a este mundo.

 

És certamente dos jogadores com mais anos de Vilanovenses na carreira. Saíste em 2013 e voltaste em 2021. Como explicarias a relação com este clube?

Antes de mais obrigado pelo convite. Sim, certamente sou um dos jogadores com mais anos no clube. Pois comecei desde muito cedo a representar o clube em 2006/07 ainda sendo júnior onde fiz a época toda com os seniores do clube e aqui permaneci até 2012/13 foram 7 anos neste enorme clube. A relação que tenho com o clube e com as gentes de Vila Nova de Tazem é algo extraordinário, pois sempre fui bem recebido e acarinhado por toda a gente.

Este regresso foi especial? Que diferenças encontraste no clube que deixaste e que agora reencontraste?

O regresso a uma casa que gostamos e bem conhecemos é sempre algo especial. As diferenças são imensas no clube, desde a melhoria dos balneários, do pelado ao sintético e a própria logística do clube melhorou bastante.

Como foi regressar a um clube que te diz tanto e ser logo campeão da 2ª Divisão e devolver o clube ao primeiro escalão?

Quando eu cheguei ao clube este encontrava-se na 1º Divisão distrital no ano 2020/21, mas e devido à Covid o clube achou por bem não entrar em competição por vários fatores. E, após esse período, a AFG promoveu uma votação que penalizou os clubes que não participaram na competição durante esse período. Colocando o clube numa 2º Divisão Distrital. Antes destes acontecimentos eu já tinha dado a minha palavra que ficaria no clube na época seguinte. Nesse mesmo ano fui convidado a representar dois grandes clubes G.D. Mangualde e Associação Desportiva Fornos Algodres (ADFA) e para não ficar parado, decidi aceitar. Por vezes, existem várias coincidências na nossa vida, o primeiro ano que representei o clube em 2006/07 este encontrava-se na 2ªdistrital e também fomos campeões distritais, sendo agora a minha segunda vez.

Se tivesses de destacar os momentos mais importantes da tua carreira quais seriam?

Foram vários. Começando pelo Clube Futebol “Os Vilanovenses” a conquista de 2 campeonatos da 2ª Distrital. De seguida, no Clube Desportivo de Gouveia que representei durante 5 épocas, a conquista de 2 campeonatos da 1ªdivisao distrital e respetiva passagem pelo Campeonato de Portugal e 2 taças distritais. Depois no Clube Ginásio Figueirense clube que também representei 2 épocas a conquista do meu 3ºtitulo como campeão distrital da 1ºdistrital e a consequente ida ao Campeonato de Portugal.

E as pessoas? Em tantos anos de futebol, quem são as pessoas mais importantes no teu percurso no futebol, que mais o marcaram e influenciaram?

Antes de mais, e em primeiro lugar sempre foi a minha família que sempre me apoiou. Depois tive o gosto de trabalhar com imensa gente de valor a quem agradeço de coração. Destaco o Mister Quim Jó que desde muito cedo me levou para o clube de futebol “Os Vilanovenses” e sempre acreditou em mim, ao Carlos Santos que sendo diretor (do clube) me deu a oportunidade de trabalhar com ele até hoje, e o Mister Jorge Cardoso, por todas as nossas conquistas, 3 campeonatos da 1ºdivisao distrital e 1 taça distrital AFG.

Que análise fazes a esta época?

O principal objetivo que o nosso clube se prepôs, e nos propôs, a nós atletas desde o início da época, foi lutar pelos lugares cimeiros. Esse objetivo foi concretizado.

E ao Copas, quantos anos ainda o vamos poder ver espalhar magia no futebol? Já começas a pensar nisso ou aproveitas só o momento?

Neste preciso momento aproveito ainda o futebol porque o futebol é o momento até porque ainda me sinto bem e em condições físicas e psicológicas de continuar a fazer o que sempre mais gostei. Depois, gostaria de continuar ligado ao futebol como treinador uma vez  já conclui o 1º nível e pretendo continuar a evoluir na minha formação.