Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Entrevista com Faneca Alves, treinador do GD Trancoso


Faneca Alves vai na segunda temporada como treinador do Trancoso, clube onde também foi jogador e onde agora regressou a um sítio onde se sente em casa. A equipa é neste momento uma das primeiras na tabela classificativa, ainda a disputar a liderança já na entrada na segunda volta e, em entrevista exclusiva ao MaisBeiras Informação, abordou o momento atual da equipa e esta experiência que está a ter ao leme da equipa.

 

O Trancoso tem conseguido sempre boas prestações e ficar nos primeiros lugares do distrital da Guarda. Venceu há 3 anos e na época passada com a chegada do Faneca Alves ficou na quarta posição. Foi um grande desafio aceitar pegar num clube que tinha acabado de se sagrar campeão distrital?

 Sim, o desafio foi grande devido ao facto de o Trancoso ter sido campeão e não ter podido participar nos nacionais, com muitas saídas de jogadores preponderantes nessa mesma conquista. Não foi fácil conseguir reforçar as perdas desses mesmos jogadores, mas com a disponibilidade da direção conseguimos construir uma equipa competitiva e com muito valor.

Foi especial chegar a treinador de um clube no qual também foi jogador e no qual passou tantos momentos positivos?

Sim foi especial aceitar o convite da direção do Trancoso, clube que me diz muito e que eu sempre respeitei como jogador, onde fui tratado como um filho. É gente de bom coração e muito prestável. Esses dois anos que representei o clube como jogador passei momentos de grande satisfação, ao conseguir demostrar o meu valor dentro das quatro linhas e onde fiz grandes amizades . Foi também o meu último clube como jogador e depois desses momentos bons, ao ter sido convidado para treinar, fico contente e espero estar à altura de representar este grande clube e referência do nosso distrital .

O clube tem apostado por manter sempre a espinha dorsal, incluindo da última época para esta, e reforçado-se apenas em posições-chave. Essa estabilidade torna o trabalho mais fácil e potencia a evolução do grupo?

Sim a base da equipa ficou quase toda e isso torna mais fácil o processo de  construir uma equipa coesa pois a maioria dos jogadores são de Trancoso e com a entrada dos novos reforços penso que fica uma equipa muito competitiva, um misto de experiência e juventude e só assim se consegue essa evolução do grupo.

É fácil encontrar soluções no mercado para uma equipa como o Trancoso? Qual é a base de recrutamento a que recorre para construir o plantel?

Muitas das vezes não é fácil encontrar essas soluções devido ao orçamento do clube, essa regra que mantém o Trancoso um clube de referência e cumpridor com os jogadores e isso é o mais importante. A base de recrutamento de jogadores tem que ser consoante as necessidades da equipa.

Como é que olha para este sobe e desce constante das equipas do distrito que sobem aos nacionais todas as épocas? Como é possível mudar este paradigma?

Na minha opinião, em relação a esse assunto penso que as equipas não estão preparadas para essa subida de divisão, algumas direções pressupõem que as câmaras municipais podem contribuir monetariamente e chega, mas há todo um processo logístico e uma boa gestão que poucos clubes estão disponíveis para fazer.

Este ano a equipa segue novamente na frente da tabela e a disputar ainda o primeiro lugar e o título. Como analisa a época até agora?

A época está a correr como nós planeámos, uma equipa trabalhadora, empenhada, a disputar os primeiros lugares, sempre tudo em aberto, o esforço… Tem vindo a demonstrar que tudo é possível e em relação à classificação acho que o nosso distrital está muito competitivo em
relação aos anos anteriores.

Qual é o grande objetivo da temporada?

O objetivo do Trancoso passa por disputar os jogos sempre com o mesmo compromisso e respeito pelo o símbolo que representamos, e chegar à final da Taça Distrital e se possível ganhar claro.

Está o campeonato distrital a ficar cada vez mais equilibrado e competitivo, também nota isso?

Sim o campeonato está muito bem disputado, isso é sinal que cada vez mais os clubes trabalham melhor ao proporcionarem melhores condições aos jogadores. E para finalizar, quero felicitar todos os jogadores e treinadores pelo trabalho efectuado no nosso distrito, cada treino é uma pequena conquista, pois não é fácil treinar com graus negativos quase todas as noites, após um dia de trabalho. É muito amor ao futebol e só quem passa por isto entende o que eu quero dizer! Obrigado!