Figueira de Castelo Rodrigo comemora Feriado Municipal e inaugura Parque Verde da Fonte Santa
No próximo dia 7 de julho, vão realizar-se as cerimónias oficiais do Feriado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, que celebram o 360.º aniversário da Batalha de Castelo Rodrigo, um dos momentos mais marcantes da Guerra da Restauração.
As celebrações começam com o habitual Hastear da Bandeira, às 10h30, no Largo Dr. Vilhena, seguindo-se a Sessão Solene Comemorativa do 360.º aniversário da Batalha de Castelo Rodrigo, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelas 10h45, que contará com a presença da Secretária de Estado da Gestão da Saúde, Cristina Vaz Tomé.
Nesta Sessão Solene serão ainda atribuídas as condecorações aos funcionários que se aposentaram no último ano, aos quais será entregue a medalha de Excelência e Dedicação do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.
Após este momento solene, às 12h, será inaugurado o Parque Verde da Fonte Santa, uma obra que vem dignificar e dar uma nova vida ao Bairro situado na Avenida Combatentes do Ultramar, numa das principais entradas da Vila.
A requalificação deste espaço público, vinte anos após a construção do loteamento, está incluída no projeto “(Re)arborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano”, implementado pelo Município e que permitiu transformar esta área numa vasta zona arborizada, onde foram plantadas mais de meia centena de árvores e plantas de diversas espécies.
Este Parque Verde está dotado de um circuito de manutenção, de um local de lazer, com diverso mobiliário urbano, estacionamento para bicicletas, um pequeno lago com um passadiço em madeira e bebedouros com pulsadores. Em toda a zona envolvente do Parque Verde foram também construídos passeios.
O dia de celebração do Feriado Municipal prossegue com a simbólica deposição de uma coroa de flores na Cruz Pedro Jacques de Magalhães – herói da Batalha de Castelo Rodrigo -, em Mata de Lobos, pelas 12h30 e, de seguida, retomam-se os festejos da Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo, – primeiro na Aldeia de Castelo Rodrigo e, mais tarde, em Mata de Lobos, local onde decorreu a histórica Batalha Final que deu a vitória aos portugueses, no dia 7 de julho de 1664.