Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Fraga da Pena: Uma das maravilhas de Fornos de Algodres


“Quando as “pedras” nos contam histórias, revelam muito da memória de um território… são parte da nossa identidade e da nossa pertença e um legado único que nos compete salvaguardar!”

A Fraga da Pena é um miradouro de origem natural, um tor granítico de grandes dimensões, que se eleva a cerca de 750 metros de altura na vertente ocidental da ribeira de Muxagata, no concelho de Fornos de Algodres.

É um geomonumento de onde se avista um abrangente panorama, onde o carácter fortemente escarpado de toda a fraga, e o acentuado declive da vertente proporcionam boas condições naturais de defesa e é um ponto excepcional de destaque na paisagem, de onde se avista um vasto panorama para a Cordilheira Central. O sítio é em si um magnífico geomonumento.

Teve outrora uma grande importância estratégica para um povoado que ocupou esta região. A altura a que se encontra este local conferia-lhe importantes qualidades defensivas e à sua volta foram construídas estruturas fortificadas que originaram a criação de dois pequenos espaços contíguos.

Aproveitando as características naturais do local, foram construídas estruturas de fortificações (espessas muralhas, por vezes ultrapassando os três metros), formando dois pequenos recintos contíguos. Também nas proximidades da Fraga da Pena, exteriores às muralhas, foram encontrados vestígios de ocupação.

As estruturas defensivas à volta da Fraga da Pena estão datadas da Idade do Bronze, no seu interior foram encontrados diversos objectos de uso quotidiano pertencentes à mesma época.

A Fraga da Pena, é já reconhecida pela UNESCO. A Geodiversidade do Estrela Geopark não é mera geologia, há uma relação cultural e uma apropriação das comunidades em relação a estas paisagens, que lhe conferem significado e valor patrimonial.