Mais Beiras Informação

Diretor: Paulo Menano

Freguesias de Fornos de Algodres recriam cortejo de oferendas


Dez das 12 freguesias do concelho de Fornos de Algodres saem hoje à rua para recriar um cortejo de oferendas com fins solidários. A iniciativa vai decorrer ao longo de quatro horas, envolvendo cerca de 300 participantes.

Cerca de 300 pessoas, em representação de dez freguesias do concelho de Fornos de Algodres saem hoje à rua para um cortejo comunitário, que começou a ser realizado em 2015.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal de Fornos de Algodres, Alexandre Lote, este ano a iniciativa contará com a participação de cerca de 300 munícipes de dez das 12 freguesias do concelho.
O cortejo de oferendas, que começa pelas 20:30, no eixo central da vila de Fornos de Algodres, deverá terminar cerca de quatro horas depois, com a entrega, por parte de cada grupo participante, de um cabaz com géneros alimentares (batatas, feijões, enlatados, etc.).
“Temos um cabaz igual para todas as localidades e eles [os representantes das freguesias] têm que encher esse cabaz e, no final do cortejo, entregam-no ao presidente da Câmara Municipal [Manuel Fonseca] e indicam a quem vai ser entregue posteriormente”, explica Alexandre Lote.
Nos anos anteriores, os cabazes foram destinados a famílias carenciadas, aos bombeiros voluntários e a instituições sociais do concelho, mas, este ano, a autarquia deixou a decisão por conta de cada freguesia participante.

Em 1955 o cortejo decorreu em benefício da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres
O cortejo de oferendas foi realizado pela primeira vez em 1955, para obtenção de ajudas em benefício da Santa Casa da Misericórdia de Fornos de Algodres, “com o objectivo de angariar fundos para fazer face às dificuldades financeiras da instituição, fruto da manutenção do seu hospital”, segundo a autarquia.
Desde 2015 que o actual executivo municipal decidiu recriar a tradição anual que inclui um desfile, “a realização de marchas e uma representação sobre histórias das localidades” participantes.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.